Por Metro Jornal
O médico australiano Philip Nitschke é conhecido como "Doutor da Morte". Isso porque ele é um dos maiores defensores da eutanásia na atualidade.
Recentemente, ele criou uma máquina, a Sarco, que nada mais é do que uma cápsula feita através de uma impressora 3D, que promete ajudar o usuário a ter uma morte indolor apenas pressionando um botão.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">A máquina, inclusive, também pode servir como caixão. O objetivo do projeto, que foi desenvolvido em parceria com o engenheiro holandês Alexander Bannick, é disponibilizar a Sarco no mundo todo. Entretanto, em vários países, isso é proibido.
No Brasil, a eutanásia é considerada crime de homicídio. De acordo com o nosso Código Penal, as penas para quem causa a morte de um doente podem variar de dois a seis anos, quando comprovado motivo de piedade, a até 20 anos de prisão. Já países como Holanda, Suíça, Canadá, Colômbia e Estados Unidos, por exemplo, permitem a morte dependendo do caso.
Comentários
Qualquer ser humano tem o direito de decidir quando quer deixar de viver. Quem acredita que isso fere seus princípios religiosos ou filosóficos, que não o pratique. Mas também não impeça quem quer terminar com a própria vida. É um direito, como qualquer outro.