Saiba como usar o marketing farmacêutico ao seu favor
Em 2022, o mercado farmacêutico movimentou US$ 19,5 bilhões, um crescimento que vem se mostrando contínuo, mais ainda se compararmos com o ano anterior – US$ 17,5 bilhões. Com isso, a importância de um marketing especializado é fundamental para aproveitarmos todo esse crescimento.
São diversos os pontos aos quais devemos estar atentos quando falamos de marketing no mercado farmacêutico. Afinal, estamos lidando com a saúde e o bem-estar do cliente final. Por isso, trouxemos quatro tendências para você ficar de olho nesse mercado que só cresce!
1. Fidelização do cliente
Quando o assunto é saúde e bem-estar, é importante que o CRM (Customer Relationship Management) seja tão cuidadoso quanto o mercado de farma é com o seu público final.
Os fluxos são definidos com base na necessidade de cada cliente e de acordo com cada job. Desde o planejamento até a revisão final da peça, todo o trabalho passa pelas mãos de profissionais especializados e dedicados ao cliente.
Essa estratégia faz parte do marketing integrado que a VX produz, com Inbound Marketing, Gestão de Relacionamento e foco na experiência de ações de gifting, ferramentas que tornam a campanha ainda mais especial.
2. Experiência personalizada
Com tanta comunicação permeando nosso dia a dia, ter uma experiência personalizada faz toda a diferença para os consumidores. Além de pesquisar dados, números e informações exatas, é importante a criação de conteúdos relevantes para cada tipo de cliente. A personalização da experiência mostra conhecimento sobre o público-alvo e o produto, além de aumentar a proximidade e melhorar a relação.
Para Danielle Baranowski, Gestora de Atendimento da VX Comunicação, “Trabalhar com farma mostrou-se um grande desafio. Entender o mercado, suas regras e particularidades vai além da criação de uma campanha publicitária. É preciso ter em mente que cada produto tem sua necessidade específica, e que tudo deve ser precisamente pesquisado para que seja reconhecido pelo consumidor final. A criação e a entrega fluem mais facilmente quando você tem todo esse conhecimento”.
3. Estratégia omnichannel
Segundo pesquisa feita pela Forbes, a Geração Z prefere marcas que oferecem experiências em múltiplos canais, a chamada “experiência omnichannel”. Esse tipo de estratégia faz bastante sentido, já que melhora a relação entre a marca e os consumidores. Ela está em diversos canais e com formas de contato adaptadas para cada um deles.
Pensando nisso, a VX produziu uma campanha 360º para o Leite de Magnésia de Phillips. O produto esteve presente em diversos pontos de contato (como metrô e pontos de ônibus), na internet e em outros lugares, aproximando ainda mais a marca do consumidor final.
4. Canais digitais e redes sociais
Por mais que no Brasil a Anvisa restrinja as possibilidades de divulgação da indústria farmacêutica, é de suma importância explorar as mídias on-line. E sempre dentro das regras. Com profissionais capacitados, que dominam o conhecimento das regulamentações e as restrições da Anvisa, é possível produzir grandes campanhas publicitárias, e até eventos, para divulgar produtos desse importante
nicho, de forma correta e eficiente.
Outro exemplo de sucesso foi a divulgação digital da Linha Musquée, da Herbarium. Fizemos uma grande campanha veiculada nas plataformas digitais. O perfil da marca no Facebook obteve um crescimento de 76,16% em relação ao ano anterior e um aumento de 73% no engajamento. Além disso, no Instagram, a Musquée obteve um crescimento de 180% nos compartilhamentos e mais de 7 mil acessos aos links em 2022. Tudo isso usando marketing estratégico e dentro das regras da Anvisa.
Ter profissionais com expertise no assunto é de extrema importância para criar grandes campanhas, obter os resultados desejados e ir além.
Fonte: VX Comunicação
Comentários