Máscara antibacteriana
Máscara antibacteriana elimina até 99,9% das bactérias MRSA, resistentes a múltiplos antibióticos.[Imagem: UNIST]

Tecido antibacteriano

Pesquisadores coreanos desenvolveram um novo tecido antibacteriano que se mostrou eficaz contra a superbactéria Staphylococcus aureus, uma das mais resistentes aos antibióticos.

A equipe do Prof. Robert Mitchell, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan usou então o tecido antibacteriano para criar máscaras que poderão ser usadas para proteger os profissionais de saúde e os pacientes.

As infecções por Staphylococcus aureus são mais comuns em hospitais.

Violaceína

O tecido antibacteriano foi desenvolvido usando um pigmento bacteriano natural chamado violaceína.

A violaceína é um pigmento violeta produzido naturalmente por bactérias encontradas na natureza, e já era conhecido por sua ação antibacteriana, antiviral, antiprotozoários e até anticancerígeno.

Depois de extrair a violaceína das bactérias, a equipe desenvolveu uma técnica para incorporá-lo no tecido de algodão - uma espécie de tingimento - sem que a substância perdesse sua eficácia.

Máscara antibacteriana

Os testes mostraram que a máscara antibacteriana é capaz de bloquear em 99,9% o crescimento da MRSA - Staphylococcus aureus multirresistente - e outras cepas de Staphylococcus aureus resistentes a múltiplos antibióticos.

"Este é o primeiro caso em que um tecido antibacteriano foi produzido usando violaceína. Este tecido tem potencial para reduzir o impacto das infecções superbacterianas," disse o professor Mitchell.

A Universidade está apoiando o início da fabricação do tecido para que ele possa atingir a fase comercial.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob