O medicamento oral da Johnson & Johnson para um tipo de doença de pele atingiu os principais objetivos de obter pele limpa ou quase limpa e redução de manchas em um teste em estágio avançado, disse a farmacêutica na segunda-feira.
O comprimido de toma única diária, icotrokinra, foi testado em pacientes com psoríase em placas moderada a grave, uma doença de pele que causa manchas secas e com coceira na pele.
A J&J tem apostado em novos tratamentos, já que seu medicamento de sucesso para psoríase, Stelara, está à beira de um precipício de patente — o que ocorre quando uma empresa perde sua proteção de patente, permitindo que biossimilares mais baratos entrem no mercado.
Fabricantes de medicamentos como AbbVie e J&J estão lutando por uma fatia de um mercado já concorrido de medicamentos que tratam doenças inflamatórias.
Na semana 16 do estudo, a icotrokinra mostrou uma eliminação cutânea significativa em 64,7% dos pacientes e uma redução na gravidade das placas em 49,6% dos participantes, em comparação com 8,3% e 4,4% no placebo, respectivamente.
O medicamento funciona atacando uma proteína envolvida em respostas inflamatórias chamada IL-23.
A J&J está desenvolvendo o medicamento com a parceira Protagonist Therapeutics, que agora é elegível para um pagamento de marco de US$ 165 milhões como resultado dos resultados do estudo.
A Johnson & Johnson disse que iniciaria um teste de estágio avançado com icotrokinra na artrite psoriática no início de 2025.
Nos Estados Unidos, cerca de 7,5 milhões de pessoas têm psoríase, das quais 80% a 90% são de psoríase em placas — o tipo mais comum da doença.
Fonte: Reuters
Comentários