Medicamento que combate disfunção sexual a partir de veneno de aranha está próximo de chegar ao mercado. Um gel que combate a disfunção sexual entre homens e mulheres a partir do veneno da aranha armadeira está em fase final de testes e deve chegar no comércio em breve. O medicamento foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa foi feita por meio do isolamento de uma toxina que provoca ereção quando injetada em ratos. A partir disso, começaram os estudos.
A molécula foi reproduzida em laboratório, e os efeitos indesejados, que podem afetar o coração, foram reduzidos. De acordo com especialista, o resultado é uma molécula menor, de custo e efeitos colaterais reduzidos, que o organismo absorve com mais facilidade. Uma empresa farmacêutica, que comprou a patente, fez testes em humanos e os resultados foram satisfatórios. Agora, o próximo passo são testes clínicos. Caso os resultados sejam satisfatórios, o gel pode chegar ao mercado em breve.
A aranha armadeira é encontrada em várias regiões de Minas Gerais. Ela recebeu este nome por causa de sua posição de ataque. Quando ela se arma, salta até quarenta centímetros, e a picada pode causar a morte.
Fonte: Jornal de Brasília
Comentários