Medicamento para esclerose múltipla pode tratar a COVID-19

6ed05a10-f172-4ee8-8059-30ec5efe6458.jpeg?profile=RESIZE_710x

Foto: iStock

 

A pesquisa traz uma abordagem revolucionária do uso da nanotecnologia na medicina e resultados foram publicados na revista científica ACS Applied Bio Materials
 
 

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que o fármaco fingolimode, usado no tratamento da esclerose múltipla, quando associado à nanotecnologia possui potencial para tratar células infectadas com o vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19.

Valtencir Zucolotto, coordenador do Grupo de Nanomedicina (Gnano) da USP conta que a tecnologia potencializa a ação da medicação e reduz os efeitos colaterais, bem como a dosagem a ser ministrada. “O que fizemos foi encapsular o fingolimode em nanocápsulas poliméricas. Essas nanocápsulas são, aproximadamente, mil vezes menor que uma célula humana, e por isso podem ser direcionadas às células doentes, aumentando a concentração localizada do fármaco”, explica.

O professor explica que, comparado ao medicamento convencional, não encapsulado, o nanofármaco exerceu o mesmo efeito contra o vírus da COVID-19, mas com concentração 60 vezes menor. “Por necessitar de muito menos medicamento para exercer o mesmo efeito terapêutico, os efeitos colaterais do fingolimode deverão ser bastante diminuídos e possivelmente, o custo também”, ressalta.

A pesquisa traz uma abordagem revolucionária do uso da nanotecnologia na medicina. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica norte-americana ACS Applied Bio Materials. O trabalho, financiado pela CAPES, contou com a parceria de grupo de trabalho do Instituto de Biomédicas (ICB) da USP,  liderado por Carstern Wrenger, professor da instituição.

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob