imagem: seragpsych
Nos indivíduos afetados, os glóbulos vermelhos instáveis são propensos a hemólise e falcização, causando inflamação, estresse oxidativo e estagnação do fluxo sanguíneo, que podem produzir dor aguda e crônica, bem como danos aos órgãos. Há uma necessidade crítica de tratamentos que sejam econômicos para tratar a dor, fáceis de usar e sem efeitos colaterais consequentes. Infelizmente, as terapias genéticas recentemente aprovadas custam até US $ 3,1 milhões / pessoa e exigem um regime de pré-tratamento rigoroso e tóxico que ainda pode não curar a dor. Além disso, devido à complexidade da patobiologia da DF, muitos medicamentos são tóxicos. O Voxelotor aprovado pela FDA foi retirado do mercado cinco anos após seu lançamento em 2019 devido a preocupações de segurança (por exemplo, maior taxa de crise vaso-oclusiva e mais mortes em pacientes com doença falciforme que receberam este medicamento em comparação com o placebo).
O VAS-101 reduziu vários índices de dor crônica em camundongos humanizados com células falciformes. Em alguns casos, a redução ocorreu poucas horas após a aplicação do candidato a medicamento. Houve uma redução substancial na ativação de mastócitos, um processo que contribui diretamente para o aparecimento e persistência da dor crônica. O tratamento tópico também resultou em uma diminuição em vários marcadores de inflamação, incluindo interleucinas 2, 4 e 6 (IL-2, IL-4, IL-6), interferon e outros marcadores inflamatórios. Além disso, a estabilidade e a funcionalidade dos glóbulos vermelhos foram melhoradas, com redução dos níveis de hemólise, dano oxidativo, aumento do hematócrito e aumento dos níveis de ATP (adenosina trifosfato).
O VAS-101 é altamente biodisponível por meio de uma rota de entrega exclusiva que contorna os obstáculos metabólicos do medicamento, como a modificação de primeira passagem pelo fígado, que limitam a eficácia terapêutica intrínseca da curcumina administrada por via oral. O VAS-101 resulta no rápido aparecimento de curcumina no plasma e nas células sanguíneas circulantes. Postula-se que a captação de curcumina nos glóbulos vermelhos circulantes seja a base provável para a administração sistêmica eficaz e sustentada, bem como os fenômenos de melhoria da saúde e estabilidade dos glóbulos vermelhos humanos. No estudo relatado, a eficácia terapêutica foi alcançada aplicando uma única gota de 0,1 ml de VAS-101 (0,23 M na curcumina **) no abdômen uma vez a cada dois dias durante 21 dias.
Esses achados aumentam a lista de benefícios terapêuticos do VAS-101 que podem ser alcançados por meio da via de administração transdérmica e que contornam as limitações da administração oral, incluindo os conhecidos efeitos adversos gastrointestinais do uso prolongado de altas doses de curcumina oral.
O Dr. Joel Friedman, professor do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina Albert Einstein e fundador científico e diretor científico da Vascarta, Inc., declarou: "Esses resultados positivos da doença falciforme são consistentes com vários outros estudos pré-clínicos que mostraram benefícios terapêuticos da curcumina transdérmica para dor, inflamação, tempestade de citocinas, integridade endotelial, hipertensão, envelhecimento e muito mais". [Dr. Friedman é o inventor do VAS-101, que é licenciado para Vascarta pelo Albert Einstein College of Medicine (Bronx, Nova York, EUA)].
O CEO e presidente da Vascarta, Dr. Richard Prince, comentou que: "Essas descobertas inovadoras sobre os efeitos benéficos de nosso principal candidato a medicamento (VAS-101) foram geradas por meio da colaboração entre cientistas de muitas instituições. Em breve, iniciaremos um ensaio clínico piloto de células falciformes avaliando as vias de administração tópica e sublingual. Para nos ajudar a acelerar a progressão do VAS-101 em uma eventual terapia aprovada pela FDA, agradecemos as discussões com outras empresas farmacêuticas e / ou parceiros estratégicos.
* "Visando a patobiologia das células falciformes e a dor com a nova curcumina transdérmica"
https://academic.oup.com/pnasnexus/advance-article/doi/10.1093/pnasnexus/pgaf053/8010891
**Formulado com Curcugen® (Dolcas-Biotech, LLC)
Sobre a doença falciforme
A doença falciforme é a doença hereditária mais comum que afeta principalmente milhões de indivíduos em todo o mundo, com o maior fardo compartilhado pela África Subsaariana e pela Índia. É considerada uma doença rara nos Estados Unidos, com a maioria dos indivíduos afetados sofrendo de dor crônica debilitante e episódios imprevisíveis e recorrentes de dor aguda que requerem hospitalização e má qualidade de vida com sobrevida reduzida.
Sobre a Vascarta
A Vascarta é uma empresa farmacêutica de estágio clínico que explora a entrega transdérmica eficiente de produtos farmacêuticos para tratar várias condições, incluindo doença falciforme, artrite, hipertensão, câncer e envelhecimento. Mais informações sobre a pesquisa existente da Vascarta ou futuras colaborações podem ser encontradas em www.Vascarta.com ou por e-mail para o CEO da Vascarta, Dr. Richard Prince, em rprince@vascarta.com.
Autores e afiliações da publicação
Yugal Goel1, Mya A. Arellano1, Raghda T. Fouda1, Natalie R. Garcia1, Reina A. Lomeli1, Daniel Kerr2, Donovan A. Argueta1, Mihir Gupta3, Graham J. Velasco4, Richard Prince5, Probal Banerjee2, Sirsendu Jana6, Abdu I. Alayash6, Joel Friedman5,7, Kalpna Gupta1,8*
1Divisão de Hematologia/Oncologia, Departamento de Medicina, Universidade da Califórnia, Irvine, CA, EUA. algarismoDepartamento de Química e Centro de Neurociência do Desenvolvimento, Faculdade de Staten Island (CUNY), NY, EUA. 3Departamento de Neurocirurgia, Escola de Medicina de Yale, New Haven, CT, EUA. 4Departamento de Patologia, VA Long Beach Medical Center, Long Beach, CA, EUA. 5Vascarta, Inc, Summit, NJ, EUA. 6Laboratório de Bioquímica e Biologia Vascular, Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica, Food and Drug Administration, Silver Spring, MD, EUA. 7Departamento de Microbiologia e Imunologia, Faculdade de Medicina Albert Einstein, Bronx, NY, EUA. 8Divisão de Hematologia, Oncologia e Transplante, Departamento de Medicina, Universidade de Minnesota, Minneapolis, MN, EUA.
*Autor Correspondente, Kalpna Gupta, PhD
Divisão de Hematologia/Oncologia, Departamento de Medicina - UCI Health - 200 S. Manchester Ave, Suite 400, Sala 414, Zot 4061 - Orange, CA 92868
FONTE Vascarta Inc
Comentários