Foto: DINO
O Brasil é o quarto maior mercado consumidor do mundo do setor que atende higiene, perfumaria e cosméticos. De acordo com a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), apesar das oscilações políticas e econômicas, o segmento é um dos mais aquecidos e estima-se alta de 1,5% a 2% em 2019.
Dentro desse crescimento, algumas marcas ganharam destaque pelas apostas “inusitadas”, mas estratégicas. É o caso da PAMPAM, que criou um novo segmento dentro do mercado de higiene pessoal. Com objetivo de transformar a experiência no banheiro em algo confortável para o usuário, a empresa criou um bloqueador de odores sanitários funcional e discreto.
Seu funcionamento é simples: basta borrifar de 3 a 5 vezes antes de usar o vaso sanitário. Forma-se uma camada de proteção que bloqueia o mau cheiro.
São mais de 71 milhões de vasos sanitários no Brasil, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Todos os dias eles são utilizados cerca de 205 milhões de vezes apenas para a defecação. Mesmo com todos esses números, ir ao banheiro ainda é um tabu para a maior parte da população.
Nos Estados Unidos, por exemplo, uma empresa do segmento que combina óleos essenciais naturais em sua fórmula e detém maior concentração de perfume, cresceu 275% nos últimos três anos. Foi o maior resultado do Inc. 5000.
Trazendo para a realidade brasileira, estes números não são difíceis de serem atingidos. Isto porque o Brasil é o 3º maior mercado de perfume do mundo, movimentando US$ 7 bilhões todos os anos. E, não à toa, que os hábitos de higiene da população são desenvolvidos.
Se uma marca de bloqueador de odores se propuser a atender apenas 10% deste mercado, a movimentação pode chegar ao patamar de US$ 1,5 bilhões ao ano. A PAMPAM está entre elas. “Acreditamos que o bloqueador de odores é uma solução real e eficaz para milhões de pessoas que compartilham os banheiros, seja em casa, no trabalho ou em locais públicos”, afirma Eduardo Bernstein, executivo e um dos sócios da empresa.
Fonte: Terra
Comentários