A Merck anunciou hoje um acordo de colaboração com a Iktos, para o uso de sua tecnologia de inteligência artificial (AI) de modelagem generativa
- Acordo de colaboração permite o acesso da Merck à tecnologia Iktos AI em três projetos de descoberta de medicamentos
- A tecnologia de IA de modelagem geradora permite o design rápido e econômico de novos medicamentos
- O acordo faz parte da estratégia de P&D da Merck para promover a descoberta de medicamentos com colaborações estratégicas focadas na tecnologia
Darmstadt, Alemanha, março 14, 2019 - Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, anunciou hoje um acordo de colaboração com a Iktos, para o uso de sua tecnologia (AI), modelagem generativa em inteligência artificial, a fim de facilitar a descoberta mais rápida e de baixo custo e ainda o design de novos compostos promissores.
imagem: divulgação
"Este acordo é outra ilustração de como pretendemos enriquecer nosso mecanismo de descoberta com colaborações estratégicas focadas em tecnologia", disse Belén Garijo, membro do Conselho Executivo e CEO Healthcare, Merck. “A inteligência artificial está surgindo como um pilar no modelo biofarmacêutico de P&D, o que nos dá uma oportunidade exponencial para complementar nossa expertise existente com maior rapidez e melhor precisão. Para os pacientes, isso pode significar acesso mais rápido a novas opções de tratamento ”.
A tecnologia AI da Iktos, que é baseada em modelos geradores profundos, ajuda a trazer velocidade e eficiência ao processo de descoberta de drogas, projetando automaticamente novas moléculas virtuais que possuem atividades desejadas para o tratamento de uma determinada doença. Isso aborda um dos principais desafios no projeto de medicamentos: identificação rápida de moléculas que simultaneamente satisfazem múltiplos critérios semelhantes aos medicamentos para testes clínicos. A tecnologia já está estabelecida com sucesso em outros campos, como processamento de imagem e tradução automática, mas só recentemente foi aplicada à química.
“Estamos entusiasmados com o fato da Merck colaborar com a Iktos para acelerar ainda mais suas capacidades de descoberta de medicamentos”, comentou Yann Gaston-Mathé, Presidente e CEO da Iktos. “Em um curto espaço de tempo, nossa tecnologia conseguiu com sucesso um enorme progresso e estamos ansiosos para aplicar as enormes possibilidades que ela possui para ajudar a Merck com o design bem-sucedido de novas opções terapêuticas.”
A Merck continua a alavancar aprendizado de máquina e inteligência artificial para impulsionar abordagens transformadoras. Isto segue o anúncio, em dezembro de 2018, de um acordo de licenciamento de um ano com a Cyclica Inc. para o uso de sua plataforma de rastreio proteome com IA aumentada, Ligand Express®. A Merck também anunciou recentemente que recebeu uma patente norte-americana para uma nova combinação de tecnologia AI e Blockchain, com o objetivo de fornecer uma solução para a integração segura de produtos físicos no mundo digital.
Assessoria de imprensa
Comentários