Merck apresenta novo solvente mais ecológico

9849592853?profile=original

A Merck, anuncia o lançamento do Cyrene™, um dos primeiros solventes mais “verdes” produzido a partir de recursos renováveis com descarte totalmente seguro, decompondo-se em CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água). A alternativa foi criada em resposta à necessidade de os solventes atenderem a requisitos de sustentabilidade ambiental e para aumentar a segurança dos funcionários.

O Cyrene™ é um solvente aprótico dipolar sustentável, que foi produzido a partir de uma fonte renovável de celulose. O novo produto é uma alternativa de base biológica mais segura e ecológica para os compostos químicos dimetilformamida derivado do petróleo (DMF) e N-metil-2-pirrolidona (NMP)1.

O DMF e o NMP estão sob crescente restrição regulatória, sendo ambos classificados pelo Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH) da União Europeia como substâncias de grande preocupação. E por essa razão, a demanda por outras alternativas mais sustentáveis estão ganhando espaço.

O solvente Cyrene ™ foi desenvolvido como resultado de uma parceria entre o Centro de Excelência em Química Verde da Universidade de York (GCCE) e o Grupo Circa. A Merck também pesquisou usos alternativos do solvente Cyrene™ em acoplamentos cruzados da reação Sonogashira (síntese orgânica na formação de ligações carbono-carbono), uma reação comum usada na química medicinal, com o grupo do professor Allan Watson na Universidade de St. Andrews, no Reino Unido.

Com o foco em Química Verde, a Merck se dedica a fornecer aos cientistas soluções inovadoras para atender aos desafios ambientais e, para isso, usa como referência os “12 Princípios da Química Verde” que foram desenvolvidos e publicados pelos químicos Paul T. Anastas e John C. Warner em 1991.

“Em linha com a preocupação da Merck em desenvolver soluções sustentáveis, o solvente Cyrene™ permite que nossos clientes possam substituir os solventes de petróleo para que melhorem a segurança de seus processos e reduzam o impacto ambiental de suas pesquisas, sem comprometer seu desempenho” afirma Fábio Demétrio, Head de Research & Applied na área de Life Science da Merck Brasil.

Vale destacar que o produto foi ganhador do Prêmio Europeu de Inovação Biodegradáveis na Bio-World News.

A Merck ainda conta com outras linhas ecofriendly, como os produtos BioRenewable que podem ser usados nas indústrias de cosméticos e tintas, como o Dimetil Isossorbido (DMI).

Referências

¹ Sherwood, J.; De bruyn, M; Constantinou, A.; Moity, L.; McElroy, C. R; Farmer, T. J; Duncan, T.; Raverty, W.; Hunt, A. J.; Clark, J. H. Chem Commun., 2014, 50, 9650 DOI: 10.1039/c4cc04133j

Fonte: Tn Petróleo

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob