Merck e Afrigen Biologics assinaram acordo para desenvolvimento de plataforma de mRNA. Crédito: Afrigen.
A área de negócios "Ciências da Vida" da Merck KGaA, com sede na Alemanha, assinou um memorando de entendimento (MoU) não vinculativo com a Afrigen Biologics para avançar no desenvolvimento de uma plataforma de tecnologia de vacina de mRNA.
O acordo reforça sua experiência em fabricação de plataforma de mRNA, amplia a fabricação, otimiza processos e oferece recursos de solução de problemas.
A Merck contribuirá para o centro de excelência e iniciativas de treinamento da Afrigen.
Esses esforços são projetados para construir capacidade em países de baixa e média renda (LMICs) para produzir vacinas de mRNA e terapêuticas.
Bert de Vet, chefe de soluções de processo comercial do setor de ciências biológicas da Merck para a Europa, Oriente Médio e África, declarou: "Aproveitando nosso portfólio abrangente de produtos químicos e recursos de produção personalizados, oferecemos experiência de ponta para a fabricação de mRNA, garantindo uma jornada perfeita da pesquisa à produção.
"Nossa aliança com a Afrigen para o desenvolvimento de plataforma de tecnologia de mRNA ecoa nosso compromisso de promover o acesso equitativo a terapias que salvam vidas para a saúde global."
A parceria faz parte de um programa mais amplo de transferência de tecnologia de mRNA liderado conjuntamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Medicines Patent Pool (MPP).
Este programa está centrado em torno de um consórcio sul-africano encarregado de estabelecer e validar uma plataforma de fabricação de mRNA em um local central chamado "hub". Essa plataforma tecnológica será então transferida para parceiros.
O programa de transferência de tecnologia de vacinas de mRNA baseado em Afrigen está definido para fornecer uma transferência abrangente de conhecimento, permitindo que os 15 fabricantes receptores existentes fabriquem e forneçam vacinas de mRNA em escala.
A iniciativa apoiará o desenvolvimento clínico, a autorização de comercialização nacional/regional e a pré-qualificação da OMS e garantirá um fornecimento viável para atender à demanda de vacinas local e regionalmente.
A CEO da Afrigen Biologics, Petro Terblanche, disse: "A plataforma da Afrigen fornece acesso à tecnologia de mRNA para 15 parceiros em LMICs e abrange toda a cadeia de valor da vacina, desde pesquisa e desenvolvimento (P&D) até a fabricação de boas práticas de fabricação.
"Após o lançamento do programa em 2021, desenvolvemos com sucesso a tecnologia de pesquisa e desenvolvimento de vacinas de mRNA e capacidades de produção."
Em junho de 2024, a Merck KGaA anunciou um investimento de € 62 milhões (US$ 66,6 milhões) para construir uma nova instalação de controle de qualidade para seu negócio de Ciências da Vida em Darmstadt, na Alemanha.
Fonte: Afrigen
Comentários