9849604455?profile=original

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve nesta segunda-feira (2), em Niterói (RJ), na ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação ocorreu na Clínica Comunitária da Familia, onde foram liberados os chamados “mosquitos do bem”, que consistem em vetores contaminados com a bactéria Wolbachia. Essa bactéria reduz a capacidade de transmissão de doenças que afetam os seres humanos.

O governo federal já investiu, em 2019, aproximadamente 22 milhões de reais no método Wolbachia. Quem coordena a ação com a bactéria no Brasil é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O pesquisador da Fiocruz Luciano Moreira, responsável por trazer o método para o Brasil, dá mais detalhes de como esse procedimento pode combater a proliferação do mosquito da dengue. “A ideia do método é fazer uma série de liberações de mosquitos a cada semana, por cerca de 16 a 20 semanas em uma determinada localidade. Então, ao liberar esses mosquitos contendo a bactéria, eles vão cruzar com os mosquitos locais e a fêmea do mosquito passa, através dos ovos, para todos os seus descendentes. Então, com o tempo, aquela população vai ser toda substituída por mosquitos que contenham a Wolbachia.”

Moreira ressalta ainda que a medida é complementar às demais ações de prevenção e lembra que a população deve manter os esforços para o combater o inseto, como manter recipientes limpos e sem água parada. O Wolbachia já foi utilizado em 28 bairros do Rio de Janeiro e 33 de Niterói. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas já tenham sido beneficiadas pelo método.

O Ministério da Saúde deve apoiar, no próximo ano, a soltura de mosquitos com Wolbachia nas cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Petrolina, em Pernambuco, e em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Fortaleza, Foz do Iguaçu e Manaus também estão entre as cidades que devem receber o método.

Fonte: Folha GO

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob