Inteligência artificial é treinada com bilhões de imagens para identificar câncer

Inteligência artificial é treinada com bilhões de imagens para identificar câncer | Foto: National Cancer Institute / Unsplash

 

Microsoft e Paige trabalham no maior modelo de inteligência artificial do mundo para diagnosticar câncer baseado em imagens

 

A Microsoft e a Paige, empresa de tecnologia da área de saúde, anunciaram que desenvolvem o maior modelo de inteligência artificial (IA) do mundo para diagnóstico de câncer com base em imagens.

Para identificar a doença, o modelo de IA vem sendo treinado com um volume de informações que incluem bilhões de imagens.

Normalmente, patologistas costumam analisar no microscópio lâminas com tecidos ou fluidos corporais para fazer o diagnóstico.

Segundo a CNBC, a Paige já recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência dos Estados Unidos responsável pelas áreas de alimentação e saúde, para um sistema chamado FullFocus, que permite aos médicos analisarem uma imagem digital em tela no lugar de usar o microscópio.

O sistema da empresa é equipado com um modelo de IA que ajuda a identificar cânceres de mama, cólon e próstata a partir das imagens digitalizadas.

 

Armazenamento de dados

Um desafio para o diagnóstico digital é que uma só lâmina de microscopia pode ocupar mais de um gigabyte de armazenamento. A Paige, por exemplo, tem 10 vezes mais dados armazenados que a Netflix.

O modelo original da empresa foi treinamento com mais 1 bilhão de imagens de 500 mil lâminas de patologia. O novo modelo utiliza 4 milhões de lâminas.

Criada em 2017 a partir de um projeto do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova York, a Paige tem usado há mais de um ano a infraestrutura de supercomputação e de armazenamento em nuvem da Microsoft para desenvolver seu modelo de IA para diagnóstico.

 

Fonte: Terra

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob