Hipertensão em crianças: Monitoramento a partir dos 3 anos

Diagnosing-High-Blood-Pressure-in-Kids-722x406.jpg?profile=RESIZE_710x

Correio Braziliense

Jornalista: Indefinido

As causas da hipertensão em crianças são semelhantes às dos adultos. Segundo Isabela de Carlos Back, presidente do Grupo de Estudos de Prevenção do Departamento de Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre 2 e 10 anos, pode-se descartar razões mais graves para a doença.

“Nas crianças menores, devemos nos preocupar com causas endócrinas, algumas arterites e ainda causas renais”, explica. “Já a partir dos 10 anos, devemos nos preocupar com problemas genéticos, como a tendência familiar para hipertensão, além da obesidade, da alimentação, do sedentarismo e do fumo.”

A estimativa é de que, no Brasil, entre 2% e 4% das crianças tenham hipertensão arterial. Apesar da maioria dos problemas surgirem mais tarde, a especialista recomenda que esse indicativo de saúde comece a ser monitorado anualmente a partir dos 3 anos de idade.

“A criança hipertensa pode ter complicações renais, cerebrais e oculares, como os adultos, mas é mais raro. De qualquer forma, é o fator de risco cardiovascular que traz mais precocemente sequelas para o coração, além de predispor, desde cedo, a complicações como aterosclerose, acidente vascular cerebral ou infarto. É muito importante saber que uma criança ou um adolescente com hipertensão terá, muito provavelmente, hipertensão na vida adulta, com todas as complicações já conhecidas.”

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob