Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assina portaria para fortalecimento da terapia renal substitutiva no Sistema Único de Saúde (SUS) 2

Rafaela Felicciano/Metrópoles
 

 

Em entrevista à coluna Igor Gadelha, ministro afirmou que medida deve ser definida com Anvisa e Ministério da Justiça


Mariah Aquino, Rebeca Borges | Metrópoles

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira (22/4), em entrevista à coluna Igor Gadelha, que o governo prepara uma medida provisória para obrigar que empresas da indústria farmacêutica tornem públicos dados sobre financiamento a médicos.

Segundo Queiroga, o objetivo é evitar conflitos de interesse. De acordo com a minuta da MP, a qual o Metrópoles teve acesso, a proposta é exigir que fabricantes de medicamentos e outros materiais hospitalares divulguem informações sobre pagamentos e quaisquer benefícios concedidos a “médicos, associações de pacientes, colaboradores vinculados a laboratórios públicos, pessoas politicamente expostas e estabelecimentos de saúde públicos e privados”.

A proposta é de que os dados sejam divulgados nas páginas oficiais das empresas na internet e no Portal da Transparência, ou em portal similar disponibilizado pela Controladoria-Geral da União.

 

“A MP é para que a indústria seja obrigada a publicar dados sobre financiamento a médicos, desde a pesquisa até a fase de marketing e relacionamento com sociedades científicas. Isso tem que ficar claro, transparente”, ressaltou o ministro.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob