12192636656?profile=RESIZE_400x

 

Evidências robustas do benefício clínico do WINREVAIR demonstradas nos estudos STELLAR e ZENITH resultaram em uma perda de equilíbrio clínico no estudo HYPERION

 

A Merck (NYSE: MRK), conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá, anunciou hoje que o estudo de Fase 3 HYPERION avaliando WINREVAIR (sotatercept-csrk) versus placebo (ambos em combinação com terapia de base) em adultos recentemente diagnosticados com hipertensão arterial pulmonar (HAP, OMS* Grupo 1) classe funcional (FC) II ou III com risco intermediário ou alto de progressão da doença será interrompido precocemente. A decisão de interromper o estudo HYPERION antes de sua conclusão programada foi baseada nos resultados positivos da análise provisória do estudo ZENITH e em uma revisão da totalidade dos dados do programa clínico WINREVAIR até o momento. O comitê diretor externo do programa e a Merck tomaram essa decisão à luz desses dados, o que permitirá que todos os participantes do estudo tenham a oportunidade de acessar o WINREVAIR. A Merck discutiu essa decisão de interromper o estudo HYPERION antecipadamente com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e informou os investigadores do estudo HYPERION.

"Depois de analisar de perto os dados robustos de eficácia em um amplo espectro de pacientes avaliados no programa de desenvolvimento clínico WINREVAIR, o comitê diretor concluiu por unanimidade que o estudo HYPERION, avaliando o WINREVAIR versus placebo além da terapia de base, perdeu o equilíbrio clínico e deve ser interrompido precocemente", disse a Dra. Vallerie McLaughlin**, professora de medicina cardiovascular e diretora da Kim A Eagle MD, Programa de Hipertensão Pulmonar, Universidade de Michigan em Ann Arbor. "A HAP é uma doença progressiva e debilitante com alta incidência de morbidade e mortalidade, e esperamos continuar avaliando esses pacientes e qualquer impacto potencial no cenário do tratamento como resultado desses dados."

"Com base nos dados de eficácia provisórios fortes e positivos do estudo ZENITH, bem como na totalidade dos dados WINREVAIR disponíveis, concluímos que não seria ético continuar o estudo HYPERION", disse o Dr. Eliav Barr, vice-presidente sênior e chefe de desenvolvimento clínico global, diretor médico da Merck Research Laboratories. "Somos gratos à comunidade dedicada de pacientes que participaram desses estudos e temos o prazer de oferecer a opção de receber o WINREVAIR por meio do estudo de extensão aberto SOTERIA de Fase 3."

Os resultados do estudo HYPERION estarão disponíveis ainda este ano e serão apresentados em um futuro congresso médico.

O WINREVAIR está atualmente aprovado nos EUA e em 38 países com base nos resultados do estudo STELLAR de Fase 3.

*Organização Mundial da Saúde

**O Dr. McLaughlin é membro do comitê diretor do sotatercept adulto, investigador nos estudos ZENITH e HYPERION e consultor pago da Merck.

 

Sobre o HYPERION

O estudo HYPERION (NCT04811092) é um ensaio clínico global, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar o WINREVAIR quando adicionado à terapia de base para HAP em pacientes com HAP de risco intermediário ou alto recém-diagnosticados. Os participantes inscritos no estudo tiveram um diagnóstico dentro de 12 meses após a triagem do estudo de HAP sintomática (Grupo 1 da OMS, classificada como FC II ou III) e apresentação de HAP idiopática ou hereditária, HAP associada a doenças do tecido conjuntivo (DTC), HAP induzida por drogas ou toxinas, HAP pós-correção de derivação ou HAP apresentando pelo menos um ano após a correção de defeitos cardíacos congênitos.

O estudo envolveu aproximadamente 300 participantes do estudo, que foram randomizados em uma proporção de 1:1 para WINREVAIR mais terapia de HAP de base ou placebo mais terapia de HAP de base. A medida de desfecho composto primário é o tempo até o agravamento clínico (TTCW), medido pelo primeiro evento confirmado de morbidade ou mortalidade. Os eventos de agravamento clínico são definidos como morte por todas as causas, hospitalização não planejada relacionada ao agravamento da HAP de ≥ 24 horas, atriosseptostomia, transplante de pulmão e deterioração no teste de caminhada de seis minutos desde o início combinado com pelo menos uma das seguintes alterações, incluindo agravamento da CF da OMS desde a linha de base, sinais/sintomas de aumento da insuficiência cardíaca direita, adição de uma terapia de HAP de base ou alteração na via de administração da terapia de HAP de base para parenteral.

Os desfechos secundários incluem melhora da distância percorrida no TC6 no minuto de caminhada, melhora e manutenção ou obtenção do peptídeo natriurético tipo pró-B N-terminal (NT-proBNP) e melhora da CF da OMS ou manutenção da CF II da OMS, bem como medidas adicionais. Os participantes do estudo HYPERION terão a oportunidade de receber o WINREVAIR como parte do estudo de extensão aberto e de longo prazo, SOTERIA (NCT04796337), em consonância com os critérios de elegibilidade desse estudo.

 

Sobre a ZENITH

Estudo ZENITH (NCT04896008) é um ensaio clínico global, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar o WINREVAIR quando adicionado à terapia de base máxima tolerada para HAP a tempo do primeiro evento de morte por todas as causas, transplante de pulmão ou hospitalização relacionada ao agravamento da HAP de ≥24 horas, em participantes com HAP CF III ou IV da OMS com alto risco de mortalidade. Os critérios de inclusão do estudo ZENITH exigiram pontuação de risco Lite 2.0 do Registro para Avaliação Precoce e Longo Prazo do Gerenciamento da Doença da HAP (REVEAL) de ≥9.

O estudo envolveu 172 participantes, que foram randomizados em uma proporção de 1:1 para WINREVAIR mais terapia de HAP de base ou placebo mais terapia de HAP de base. A medida de desfecho composto primário é o tempo até o primeiro evento confirmado de morbidade ou mortalidade. Os eventos são definidos como morte por todas as causas, transplante de pulmão ou hospitalização relacionada ao agravamento da HAP de ≥24 horas. As medidas de desfechos secundários incluem sobrevida global, sobrevida livre de transplante e várias medidas adicionais. Os participantes que concluíram o estudo ZENITH têm a oportunidade de receber sotatercept como parte do estudo de extensão aberto e de longo prazo, SOTERIA (NCT04796337), em consonância com os critérios de elegibilidade desse estudo.

 

Sobre o STELLAR

ESTELAR (NCT04576988) é um estudo principal de Fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, multicêntrico e de grupos paralelos, projetado para avaliar a segurança e a eficácia do WINREVAIR em comparação com o placebo, como um complemento à terapia de base para o tratamento de adultos com HAP (Grupo 1 da OMS). O desfecho primário foi a capacidade de exercício, medida pela DTC6 24 semanas após o início do tratamento. Nove medidas de desfechos secundários foram avaliadas: proporção de participantes que alcançaram melhora multicomponente (consistindo em melhora na DTC6, melhora no nível de NT-proBNP e melhora na CF da OMS ou manutenção da CF II da OMS); alteração da linha de base na resistência vascular pulmonar (RVP); alteração da linha de base nos níveis de NT-proBNP; proporção de participantes que melhoraram na CF da OMS; tempo até a morte ou a primeira ocorrência de um evento TTCW; proporção de participantes que mantiveram ou alcançaram uma pontuação de baixo risco usando a calculadora de pontuação de risco francesa simplificada; mudança da linha de base na pontuação do domínio Impactos Físicos do PAH-SYMPACT; alteração da linha de base no escore do domínio Sintomas Cardiopulmonares do PAH-SYMPACT; e mudança da linha de base na pontuação do domínio Impactos Cognitivos/Emocionais do PAH-SYMPACT.®

 

Sobre a SOTERIA

SOTERIA (NCT04796337) é um estudo de extensão aberto em andamento que avalia a segurança, tolerabilidade e eficácia a longo prazo de WINREVAIR quando adicionado à terapia de base para o tratamento da HAP em pacientes que concluíram estudos anteriores de WINREVAIR sem descontinuação precoce. O objetivo principal do SOTERIA é avaliar a segurança e a tolerabilidade a longo prazo. O objetivo secundário é avaliar a eficácia contínua do WINREVAIR, medida pela DTC6, NT-proBNP, CF da OMS, resistência vascular pulmonar, sobrevida global e escore de risco francês simplificado. Os resultados do Estudo SOTERIA foram apresentados no Congresso Internacional da European Respiratory Society (ERS) em 2023.

 

Sobre o WINREVAIR (sotatercept-CSRK) injetável, para administração subcutânea, 45 mg, 60 mg

O WINREVAIR é aprovado pela FDA para o tratamento de adultos com hipertensão arterial pulmonar (HAP, Grupo 1 da OMS) para aumentar a capacidade de exercício, melhorar a classe funcional (CF) da OMS e reduzir o risco de eventos de agravamento clínico. WINREVAIR é a primeira terapia inibidora de sinalização de ativina aprovada para tratar a HAP. O WINREVAIR melhora o equilíbrio entre a sinalização pró-proliferativa e antiproliferativa para modular a proliferação vascular. Em modelos pré-clínicos, o WINREVAIR induziu alterações celulares associadas a paredes mais finas dos vasos, reversão parcial do remodelamento ventricular direito e melhora da hemodinâmica.

O WINREVAIR é objeto de um contrato de licenciamento com a Bristol Myers Squibb.

 

Fonte: MSD

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob