12199419259?profile=RESIZE_710x

 

A MSD anunciou na sexta-feira que o Welireg (belzutifan) estendeu significativamente a sobrevida livre de progressão (PFS) em um ensaio de fase III de pacientes com carcinoma de células renais (CCR) avançado. O inibidor oral de HIF-2α recebeu uma aprovação do FDA em 2021 para tratar cânceres associados à doença de von Hippel-Lindau.

O novo estudo, apelidado de LITESPARK-005, tem uma inscrição estimada de 736 pacientes com CCR avançado que progrediu após terapias prévias PD-1/L1 e VEGF-alvo. Os participantes foram randomizados para receber Welireg oral uma vez ao dia ou o bloqueador mTOR everolimus.

 

Tendência de sobrevida

De acordo com os resultados de primeira linha, a MSD disse que o Welireg levou a uma "melhora significativa e clinicamente significativa" no desfecho primário duplo do PFS com base em uma análise interina pré-especificada. A empresa também informou que uma "tendência de melhora" foi vista no outro objetivo principal de sobrevivência global (OS), mas não alcançou significância estatística no olhar provisório, acrescentando que o OS seria testado em uma análise futura. Enquanto isso, houve uma melhora significativa no principal desfecho secundário da taxa de resposta objetiva, disse a Merck.

A farmacêutica observou que o perfil de segurança do Welireg no ensaio era consistente com estudos relatados anteriormente. O rótulo atual do medicamento para cânceres ligados à doença de von Hippel-Lindau traz um alerta sobre as toxicidades embrio-fetais. A Merck planeja compartilhar os resultados do LITESPARK-005 em uma próxima reunião médica.

Marjorie Green, chefe de oncologia em estágio avançado do Merck Research Laboratories, disse que há uma necessidade de novas opções de tratamento para pacientes avançados com CCR que progrediram após terapias PD-1/L1 e VEGF-TKI. "Este é o primeiro ensaio de Fase III a mostrar resultados positivos em CCR avançado após estas terapias e o primeiro novo mecanismo a demonstrar potencial em CCR avançado nos últimos anos", observou, acrescentando que "estamos ansiosos para discutir estes resultados com as autoridades de saúde".

 

Restam dúvidas

Antes da leitura de sexta-feira, um importante líder de opinião (KOL) entrevistado para um relatório da FirstWord sobre RCC havia previsto que o LITESPARK-005 provavelmente seria positivo, "ainda mais porque o agente de controle não é eficaz", observando que o teste, no entanto, "não responde à pergunta que é mais importante - que é a comparação com outros TKIs mais potentes. Conseguir a aprovação de um medicamento não tem nada a ver com as pessoas que o usam." Enquanto isso, outro KOL sugeriu que um benefício do sistema operacional seria crucial para garantir a aceitação do Welireg, acrescentando que "se for apenas PFS que é positivo, não será muito convincente para as pessoas".

Três outros ensaios de Fase III que compõem o programa de desenvolvimento da Welireg em CCR incluem LITESPARK-011 e LITESPARK-012, que estão avaliando a droga em ambientes de segunda linha e virgens de tratamento, bem como LITESPARK-022 testando-a em combinação com Keytruda (pembrolizumabe) no cenário adjuvante.

A MSD adquiriu o inibidor HIF-2α, também conhecido como PT2977 e MK-6482, por meio de sua aquisição da Peloton Therapeutics em 2019 por US$ 1 bilhão adiantado.

 

Fontes: Merck, Morningstar, Fidelidade, FinanzNachrichten, The Wall Street Journal

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob