Lagevrio deve ser dado dentro de cinco dias após o desenvolvimento de sintomas Covid-19 por cinco dias. Crédito: Lela Maffie de Pixabay.
A MSD (Merck na América do Norte) obteve autorização provisória sob a Rota de Acesso Especial Pandêmica (PSAR) da Singapore Health Sciences Authority (HSA) para seu medicamento antiviral Lagevrio (molnupiravir) para tratar Covid-19.
Lagevrio é a segunda terapia antiviral oral a obter autorização na região para tratar Covid-19 leve a moderada em pessoas com 18 anos ou mais.
Destina-se a pacientes que estão em risco de progressão da doença para internação grave de Covid-19 e/ou hospitalar e para aqueles sem opções de tratamento covid-19 clinicamente apropriadas disponíveis.
De acordo com a autorização do HSA, em discussão com seu Comitê Consultivo de Medicamentos, o Lagevrio é indicado para ser dado no prazo de cinco dias após o desenvolvimento dos sintomas por cinco dias.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o antiviral será prescrito para indivíduos que estejam em risco aumentado de Covid-19 grave, prioritariamente.
A revisão da agência reguladora baseou-se em achados clínicos de um estudo da Fase II/III que analisou a capacidade de Lagevrio na redução do risco de hospitalização ou mortalidade em pacientes Covid-19 leves a moderados.
De acordo com os dados do estudo, o tratamento com Lagevrio ofereceu uma redução relativa do risco de 30% em relação ao placebo.
Além disso, as taxas de progressão para hospitalização ou óbito foram de 6,8% e 9,7% nos braços Lagevrio e placebo, respectivamente.
Os dados obtidos até o momento mostraram que 48 internações e dois óbitos foram relatados no braço lagevrio, enquanto 68 hospitalizações e 12 óbitos foram observados no braço placebo.
Diarreia, náusea e tontura de gravidade leve foram os eventos adversos comuns ligados a Lagevrio relatados nos ensaios clínicos.
Em dezembro do ano passado, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA concedeu autorização de uso emergencial para molnupiravir para tratar adultos com Covid-19 leve a moderado.
Fonte: Pharmaceutical Technology
Comentários