Loja-conceito da Onofre tem caixas com autoatendimento e robôs cuidando do estoque
POR RAFAEL CARNEIRO
Época Negócios
Situada em uma das esquinas mais movimentadas de São Paulo, a nova loja modelo da Drogaria Onofre foi inaugurada há duas semanas e, apesar do pouco tempo, já se nota algumas mudanças de comportamento dos seus clientes. Uma delas é em relação às formas de pagamento. Após a reinauguração da unidade, 52% deles foram efetuados no self-checkout, onde os consumidores processam e pagam a própria conta, sem o auxílio de operadores de caixa.
Presidente da marca, Elizangela Kioko ficou impressionada com a rápida adesão da clientela à novidade. “Nós fazemos pesquisas constantemente com os consumidores e ficamos surpresos. Muitos, inclusive, nos deram sugestões de pequenas mudanças no painel do caixa de autoatendimento”, diz.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Para que os funcionários também se adaptassem às novidades, foi realizado um grande treinamento durante um mês. Um processo seletivo, primeiramente interno, também foi feito. Após um mapeamento realizado pela empresa, viu-se a necessidade de que os farmacêuticos e atendentes tivesses familiaridade com tecnologia e didática para ensinar os clientes a se relacionar com os novos métodos de compra oferecidos. Cerca de 30% dos funcionários foram reaproveitados.
Novas estratégias
Além da loja modelo da Drogaria Onofre ser simbólica por toda a sua tecnologia e por incorporar o nome da sua controladora, a CVS Pharmacy, ela acompanha a nova estratégia adotada pela marca. Nos últimos anos, a rede tem apostado bastante no comércio online e na experiência única e simplificada para os seus clientes.
Comentários
Boa tarde, momento de reflexão:
Será que chegaremos o momento que estas lojas estarão todas robotizadas e automatizadas e uma população desempregada sem dinheiro para comprar os produtos destas lojas ? Quem sobreviverá mais ?