10513375497?profile=RESIZE_710x

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está em Genebra, na Suíça, para a 75ª Assembleia Mundial da Saúde

 

 

Ministro saiu em defesa das ações brasileiras contra a covid-19 em discurso na 75ª Assembleia Mundial da Saúde

 

by MALU MÕES | PODER360

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou farmacêuticas em evento da OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta 2ª feira (23.mai.2022). “É importante consignar que houve lucros expressivos da indústria”, disse. Manifestações de Queiroga contra o setor são frequentes.

Queiroga pediu o desenvolvimento de vacinas “ainda mais custo-efetivas [quando o benefício justifica o preço], seguras, eficazes” contra a covid-19 e suas novas variantes. O ministro faz críticas aos imunizantes –principalmente, no caso da CoronaVac– e culpa as farmacêuticas pelo preço deles.

“Nós gastamos R$ 38 bilhões com vacina. Será que nós temos recursos orçamentários para continuar gastando esses valores? Têm que cair o preço dessas vacinas”, afirmou em 23 de abril, em um evento do Ministério da Saúde.

Queiroga participa da 75ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça. Esse é o maior evento anual da OMS e a 1ª edição presencial desde o começo da pandemia. Eis a íntegra (29 KB) do discurso do ministro. A fala focou nas ações do governo federal no combate à covid-19.

“Desde o início da pandemia, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) atuou para preservar vidas, conciliando o equilíbrio econômico e a justiça social”, disse. Apesar da declaração do ministro, o presidente tentou minimizar o vírus inúmeras vezes. Bolsonaro também critica a vacinação, principal estratégia mundial de proteção contra a covid-19.

Queiroga não citou os números de casos e mortes da doença no Brasil. Mas disse que houve redução de 90% dos óbitos no último ano, atribuindo o resultado à vacinação –que chamou de “importante política de saúde”.

O ministro se opôs à OMS em trechos de seu discurso. “O governo do Brasil defende, de forma intransigente, a vida desde a concepção, a liberdade, a paz e o respeito à soberania dos Estados”, declarou. A fala foi uma crítica à organização, que defende o direito ao aborto seguro. O governo federal também é a favor da autonomia do país de tomar decisões que divirjam às da entidade –a dita soberania dos Estados.

Queiroga disse ainda que o governo brasileiro vai assegurar o tratamento dos pacientes que tiveram covid-19 e continuam com consequências da doença. “Registro o nosso pesar aos familiares que perderam seus entes queridos e reafirmo o nosso compromisso em cuidar daqueles que ainda têm sequelas”, disse.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob