A Natulab atingiu um crescimento de 53% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2021. A empresa conseguiu um resultado cinco vezes acima ao da indústria farmacêutica como um todo, informou a IQVIA. Seu portifólio está muito bem distribuido alcançando 92% nos PDVs do Brasil, muito em funçao da redução das SKUs, focando em produtos de maior valor agregado.
A empresa descontinuau 25 produtos e dos 175 até o ano passado, ampliou a sua capacidade de produtição em 10% para priorizar produtos com maior rentabilidade, a exemplo do analgésico Maxalgina – quinta marca em vendas no canal farma – e do suplemento vitamínico Viter C, que figura entre os 25 itens com maior demanda.
A empresa também adaptou suas linhas fabris para criar novas formulações de medicamentos já consolidados como o Seakalm. O calmante fitoterápico, antes disponível somente em 260 mg, ganhou uma versão de 600 mg para atender ao interesse do consumidor por concentrações maiores dessa categoria. O ritmo de lançamentos, porém, segue em andamento. A ideia é terminar o ano com até oito novos produtos.
Ao longo deste ano, já foram investidos R$ 43 milhões para viabilizar essa estratégia. “E acabamos de aprovar um novo aporte de R$ 20 milhões, que será revertido também para o aumento do capital de giro e ampliação dos estoques de matéria-prima”, comenta o CEO Guilherme Maradei.
Natulab mira Sul e Sudeste no projeto de expansão com mais de 99,8 milhões de unidades comercializadas nos últimos 12 meses, a Natulab alcançou a 12ª posição no ranking de vendas da indústria farmacêutica. Em faturamento, ocupa atualmente o 20º lugar. Os resultados aproximam a companhia da meta de somar R$ 500 milhões de receita em 2022, contra R$ 430 milhões do ano passado.
O desafio, agora, passa pela ampliação da presença geográfica, mesmo com a atuação em 92% dos PDVs do varejo farmacêutico. Hoje, em torno de 30% dos negócios estão concentrados no Nordeste, sede das fábricas da Natulab. “A aposta em reforçar nossos carros-chefes vem sendo um motor de crescimento importante nas grandes redes, o que permite ampliar negócios no Sul e no Sudeste”, acrescenta Maradei.
As farmácias independentes e associativistas, por sua vez, contam com o suporte de 150 distribuidoras locais e regionais, além de uma equipe de vendedores e representantes comerciais exclusiva para esse nicho.
Parte dos investimentos em 2022 teve como destino o novo centro de distribuição em Santo Antônio de Jesus (BA), cujas operações tiveram início em abril. Com 51 mil m² e 24 mil posições de paletes, a nova estrutura triplica o espaço de armazenagem e aumenta em cinco vezes a capacidade de recebimento e expedição do laboratório. O fluxo simultâneo de carregamentos e descarregamentos, que antes abrangia cinco caminhões, passou a mobilizar 22 veículos.
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