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Divulgação/Natura

Natura aproveitou o ano de 2017 para acelerar a expansão da sua marca própria, com a abertura de lojas físicas no Brasil e no exterior

 

Além de liderar uma das maiores aquisições do ano, ao concluir a compra da marca britânica de cosméticos de The Body Shop por € 1 bilhão, a Natura aproveitou 2017 para acelerar a expansão da sua marca própria. A empresa abriu cinco lojas físicas no exterior no ano passado e chegou a seis unidades internacionais. No Brasil, a empresa tem 19 lojas próprias, sendo 14 inauguradas em 2017.

 

A primeira loja da Natura aberta no exterior em 2017 foi em Nova York, nos Estados Unidos. A unidade, inaugurada em abril no bairro de Nolita, um ano depois de a empresa ter retomado o seu plano de abertura de lojas físicas, também marcou o início da aceleração da expansão internacional. A empresa lançou um e-commerce nos Estados Unidos e passou a entregar para todo o país.

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Depois da unidade de Nova York, a Natura abriu, em dezembro do ano passado, mais quatro lojas físicas no exterior. A rede inaugurou sua segunda unidade nos Estados Unidos em Paramus, distrito de New Jersey, suas duas primeiras na América do Sul, em Santiago, no Chile, e em Buenos Aires, na Argentina e mais uma unidade em Paris, na França. A capital francesa já contava com uma loja da Natura desde 2005.

 

 

No Brasil, a companhia abriu a sua primeira loja física em 2016, no Shopping Morumbi, em São Paulo. A empresa chegou ao fim de 2017 com 19 unidades no país, todas concentradas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e em shoppings centers. Das 19 lojas no Brasil, 14 foram abertas ao longo do ano passado.

 

Estratégia omnichannel

A Natura decidiu no início dos anos 2010 ampliar seus canais de venda. A empresa, que ficou por quase 50 anos focada na venda direta, alcançado a liderança nesse canal com mais de 1,8 milhão de consultoras, implantou a estratégia omnichannel, ou seja, de estar presente em todos os canais de venda – lojas físicas, e-commerce e venda direta – e fazer com que essas operações funcionem de maneira integrada.

 

A estratégia da loja física também é uma forma de a Natura aumentar a visibilidade da sua marca e também se aproximar dos consumidores. Sua principal concorrente direta no país, O Boticário, domina o varejo físico. A marca paranaense tem 48,9% de market share (participação de mercado) no varejo físico, segundo a consultoria Euromonitor. O Boticário é a maior rede de franquias do mundo no setor de beleza e a maior rede de franquias em geral no Brasil, com cerca de 3,7 mil lojas no país e no exterior.

 

Além do domínio no varejo físico, o Grupo Boticário, o que engloba também as marcas quem disse, berenice?, The Beauty Box e Eudora, terminou o ano de 2016 com 10,9% de market share entre as indústrias de cosméticos e beleza em atuação no Brasil, apenas 0,2 ponto percentual atrás da Natura, com 11,1%. Foi a menor distância já registrada entre as concorrentes. Em 2010, por exemplo, a participação de mercado da Natura era o dobro do Grupo Boticário. O dado de 2017 ainda não foi divulgado.

Fonte Gazeta do Povo 

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