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A fabricante de cosméticos Natura fará um novo reajuste de preços neste semestre na tentativa de melhorar a margem bruta, que no segundo trimestre de 2018 registrou queda de 1,7 ponto percentual, na comparação anual, para 66,8%.

Segundo João Paulo Ferreira, presidente da empresa de vendas diretas, “esse aumento nos preços será de um dígito baixo, para ajudar a recompor a margem. Mas não há espaço para elevar além disso”.

No primeiro semestre deste ano, a companhia já fez um reajuste de preços. Com o avanço do dólar comercial no decorrer deste ano, os preços das matérias-primas ficam pressionados, em especial dos produtos vendidos pelas casas de fragrâncias.

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Durante teleconferência com analistas sobre os resultados do segundo trimestre deste ano, Ferreira também disse que está satisfeito com o desempenho das vendas dos produtos nas drogarias, mas que existe um plano em andamento para crescer neste segmento.

Em março de 2018, o concorrente Grupo Boticário comprou as operações da Vult Cosmética, presente em 35 mil pontos de venda no país como drogarias, supermercados e perfumarias, canal de distribuição considerado estratégico pelo presidente Artur Grynbaum.

A respeito da marca The Body Shop, cuja aquisição foi finalizada em setembro do ano passado, Roberto Marques, presidente do conselho de administração, afirmou que ainda não foi definida a estratégia para atuação no segmento de vendas diretas, mas a empresa avalia as oportunidades.

“Estamos indo bem no processo de transformação da rede The Body Shop, com plano de gastar 30 milhões de libras entre 2018 e 2019, sendo que neste ano serão 20 milhões de libras. O valor será destinado à organização da empresa e para melhorar a eficácia da estrutura”, disse Marques.

A rede britânica de cosméticos encerrou junho com 1.050 lojas próprias e 1.928 unidades franqueadas. No trimestre foram encerradas as operações de 58 pontos de venda, sendo a maioria nos Estados Unidos e no Reino Unido. A empresa prosseguirá com o fechamento de lojas deficitárias.

A Natura está confiante no crescimento da margem bruta durante o segundo semestre deste ano, disse José Antonio de Almeida Filippo, diretor financeiro e de relações com investidores, durante teleconferência com analistas sobre os resultados financeiros do segundo trimestre de 2018.

De abril a junho, a margem bruta da companhia dona das marcas Natura, Aesop e The Body Shop avançou 1 ponto percentual, em base anual, para 71,1%. A margem de Natura caiu de 68,5% para 66,8%, enquanto a da Aesop subiu de 89,9% para 90,1%, enquanto o indicador na The Body Shop atingiu 76,6%.

No caso da marca Natura, esse recuo foi atribuído à paralisação de 11 dias dos caminhoneiros entre maio e junho e às promoções no período, reflexo do cenário de maior competição nos preços dentro do setor de cosméticos e higiene pessoal.

“O volume [de produtos vendidos] também deverá crescer neste semestre”, comentou Filippo.

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Durante a teleconferência, João Paulo Ferreira, presidente da Natura, comentou que ainda certa limitação no consumo dos brasileiros, mas a empresa de vendas diretas continua a ganhar participação de mercado. “Vemos um cenário mais promissor.”

A venda de fragrâncias tem colaborado para impulsionar as vendas da fabricante de cosméticos, tanto que vem registrando um desempenho superior às demais categorias de produtos. No entanto, o executivo ponderou que a Natura registra um crescimento mais diversificado.

A empresa informou ainda que está no caminho para reduzir a alavancagem, medida pela relação entre a dívida líquida e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), para 1,4 vez em 2021.

Filippo disse que o desempenho da companhia está em linha com as projeções. No primeiro trimestre deste ano, a alavancagem ficou em 3,3 vezes, mantendo-se estável no período seguinte.

Fonte: Valor Online

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