O logotipo da Eli Lilly é mostrado em um de seus escritórios em San Diego

O logotipo da Eli Lilly é mostrado em um dos escritórios da empresa em San Diego, Califórnia, EUA, em 17 de setembro de 2020. REUTERS/Mike Blake/Foto de arquivo//

 

 

A Nektar Therapeutics abriu processo contra a Eli Lilly nesta segunda-feira, acusando a farmacêutica norte-americana de minar as perspectivas de um medicamento que as empresas estavam desenvolvendo em conjunto para várias doenças autoimunes.

As duas empresas firmaram em 2017 uma parceria para desenvolver e potencialmente comercializar o medicamento, chamado rezpegaldesleukin.

A queixa apresentada no tribunal federal de São Francisco acusa a Lilly de quebra de contrato, deturpação negligente, concorrência desleal e outras irregularidades e busca indenizações compensatórias e punitivas, entre outros recursos.

A Nektar, que recuperou todos os direitos do medicamento no início deste ano depois que o acordo foi encerrado, disse separadamente na segunda-feira que a Lilly relatou incorretamente dados de dois estudos em estágio inicial que testaram a rezpegaldesleucina para tratar eczema e psoríase

A empresa disse que novos dados mostraram que 12 semanas de tratamento com a droga na dose mais alta reduziram a gravidade do eczema, também conhecido como dermatite atópica, em 83%, em comparação com 66% relatados anteriormente.

Os novos dados também indicaram que o tratamento com a dose mais alta reduziu a gravidade da psoríase em 44%, em comparação com 40% relatados anteriormente.

As ações da Nektar, que tinham uma capitalização de mercado de US$ 100,79 milhões no fechamento de sexta-feira, subiram cerca de 60%, para 86 centavos após os novos dados.

A Nektar também disse que a Lilly comprou outra empresa, com um candidato a medicamento concorrente que estava em desenvolvimento.

Em 2020, a Lilly comprou a Dermira Inc, que estava desenvolvendo um medicamento concorrente para dermatite atópica, por cerca de US$ 1,1 bilhão em dinheiro.

Com os dados de eficácia melhorados, a rezpegaldesleucina mostra eficácia semelhante ao do Dupixent da Regeneron Pharmaceuticals, disse o analista da Jefferies Roger Song em uma nota, acrescentando que a colaboração encerrada com Lilly pode vir a ser uma surpresa para a  Nektar.

A Nektar disse que planeja iniciar um estudo de estágio intermediário para o medicamento no eczema até outubro.

 

Fonte: Reuters

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob