9849569652?profile=original

Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé (Foto: Divulgação)

O patrocínio do programa Scale-up Endeavor Tech faz parte da estratégia de transformação digital da companhia

Para acelerar a sua transformação digital, é comum as corporações investirem em parcerias com startups. Uma estratégia menos comum, mas que também pode trazer inovação para grandes empresas, é se associar a scale-ups - tratam-se de empresas com alto potencial de crescimento, diferenciais competitivos importantes e um modelo de negócios já comprovado pelo mercado, pronto para ser escalado.

Pelo segundo ano seguindo, a Nestlé optou por se associar às scale-ups: a empresa anunciou seu apoio ao programa Scale-up Endeavor Tech, que tem inscrições abertas até 17 de junho. O programa selecionará de 15 a 20 empreendimentos com potencial de, em até cinco anos, se tornarem os próximos unicórnios brasileiros (empresas com valor estimado em US$ 1 bilhão).

No ano passado, a Nestlé já havia patrocinado o Scale-Up Endeavor Alimentos e Bebidas. Ao final do processo, as 19 scale-ups aceleradas aumentaram o seu faturamento cresceu 124%, em 2018. Segundo Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé, a participação da companhia em eventos desse tipo se encaixa com o momento atual da empresa. “Não é possível inovar sem atuar dentro do ecossistema de empreendedorismo”, diz a executiva.


Na sua opinião, a parceria é benéfica para os dois lados. Enquanto as scale-ups recebem mentorias e consultorias das empresas apoiadoras, a Nestlé consegue estudar de perto os modelos de negócios desses empreendimentos e trazer agilidade para as suas tomadas de decisão. Eventualmente, a companhia também consolida parcerias com as scale-ups. “Começamos a entender que a Nestlé não precisa fazer tudo sozinha”, diz Sevciuc.

Para Luis Felipe Franco, head de aceleração da Endeavor no Brasil, o contato com as grandes proporciona para as scale-ups muitas oportunidades de negócio. “O suporte de uma gigante ajuda a validar a nova marca”, afirma. Ele acredita ser fundamental incentivar esse tipo de empresa. “As scale-ups geram riqueza para o país e contratam em ritmo acelerado”, diz Franco. 

Cultura digital

Dentro da estratégia de transformação digital da Nestlé, atualmente cinco startups estão sendo aceleradas dentro da companhia, diz Sevciuc. “As parcerias têm trazido um fluxo interno maior de ideias para o nosso negócio”, afirma. 

Segundo ela, o contato com o empreendedorismo ajuda a transformar a cultura da empresa. “Queremos criar um ambiente propício para que os colaboradores se transformem em microempreendedores e criem projetos quem entreguem experiência ao consumidor.”

Segundo a diretora de transformação digital, os resultados já começaram a aparecer. Em 2018, os colaboradores criaram 10 projetos de inovação e receberam treinamentos para desenvolvimento dos produtos criados. “Não queremos mudar a companhia inteira, mas sim evoluir”, diz Sevciuc.


Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob