Nestlé considera venda de marcas VMS em meio a reorientação estratégica

© iStock/Victor Golmer

 

 

A Nestlé está revisando o futuro de várias de suas marcas de vitaminas, minerais e suplementos (VMS)

 

As marcas, incluindo Nature's Bounty, OSTEO BI-FLEX e Puritan's Pride, foram adquiridas há apenas quatro anos, quando o conglomerado comprou a The Bountiful Company por US$ 5,75 bilhões.

A revisão, anunciada pelo CEO Laurent Freixe na apresentação dos resultados semestrais da Nestlé, ocorre no momento em que a empresa busca simplificar as operações e direcionar o investimento para marcas de maior margem e lideradas pela ciência, como Garden of Life e Solgar.

"Tomar medidas decisivas para... concentrar nossos negócios de vitaminas, minerais e suplementos em marcas premium vencedoras", disse Freixe.

De acordo com os resultados semestrais da Nestlé para 2025, as vendas orgânicas aumentaram 2,9%, mas o crescimento interno real ficou estável em 0,2%. As vendas reportadas caíram 1,8%, para CHF 44,2 bilhões (€ 45,5 bilhões), impactadas por efeitos cambiais.

Reconhecendo o "impacto negativo das tarifas atualmente em vigor e das taxas de câmbio atuais", a empresa reafirmou sua meta de margem de lucro de pelo menos 16%, destacando "riscos elevados de incertezas macroeconômicas e de consumo contínuas".

 

Realinhamento em toda a indústria nutracêutica?

Em um post no LinkedIn, Emily Austin, chefe de busca de executivos de nutracêuticos e ingredientes da Hartmann Young, descreveu o desenvolvimento como parte de "grandes movimentos estratégicos no setor nutracêutico".

Ela observou que o desinvestimento da VMS da Nestlé ecoa desenvolvimentos semelhantes na Lonzadsm-firmenich.

A Lonza anunciou seus planos de sair de seu negócio de cápsulas e ingredientes para a saúde em dezembro do ano passado, observando que o segmento enfrentou uma demanda mais fraca desde a pandemia. O preço das ações da empresa subiu significativamente após o anúncio.

Enquanto isso, a dsm-firmenich alienou seu negócio de óleo de peixe ômega-3 para o KD Pharma Group em outubro de 2024 e vendeu sua participação na Feed Enzymes Alliance para a Novonesis por € 1,5 bilhão em junho deste ano, como parte do processo de saída total de seus negócios de nutrição e saúde animal.

 

Voltando ao core business

Austin disse que espera ver um aumento na demanda nos setores biofarmacêutico e nutracêutico, bem como mais oportunidades para ômega-3, fabricação de cápsulas e ingredientes com alto crescimento.

"Os players globais estão saindo de unidades nutracêuticas para aprimorar sua estratégia de portfólio", escreveu ela.

Vários especialistas do setor comentaram sobre a tendência em resposta ao post de Austin.

Dmytro Sudak, diretor de vendas da Teva Pharmaceuticals, escreveu: "Isso aponta para uma mudança de grandes negócios em volume, para precisão liderada por margem. Grandes portfólios não estão sendo divididos devido à fraqueza, mas para dobrar onde ciência, diferenciação e valor se cruzam.

"Os CDMOs se beneficiam, mas também os operadores focados que sabem como comercializar plataformas de saúde direcionadas."

Christian Duchow, cofundador e diretor da Personalized Remedies, destacou o aumento do interesse de investidores e marcas por seus negócios, acrescentando: "Com a IA tornando os usuários finais mais informados, é cada vez mais difícil justificar marcas de suplementos que carecem de eficácia real.

"O mercado está mudando para soluções baseadas na ciência e as empresas estão se ajustando de acordo."

Christian Leighton, consultor de nutrição e saúde, descreveu a tendência como uma correção de curso.

"Um tema forte que permeia esses exemplos são as empresas que procuram se concentrar em seus núcleos – muitas vezes, expansões anteriores acabam sendo erros caros que precisam ser corrigidos", escreveu ele.

 

Fonte: Ingredients Network

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