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A Nestlé está revisando o futuro de várias de suas marcas de vitaminas, minerais e suplementos (VMS)
As marcas, incluindo Nature's Bounty, OSTEO BI-FLEX e Puritan's Pride, foram adquiridas há apenas quatro anos, quando o conglomerado comprou a The Bountiful Company por US$ 5,75 bilhões.
A revisão, anunciada pelo CEO Laurent Freixe na apresentação dos resultados semestrais da Nestlé, ocorre no momento em que a empresa busca simplificar as operações e direcionar o investimento para marcas de maior margem e lideradas pela ciência, como Garden of Life e Solgar.
"Tomar medidas decisivas para... concentrar nossos negócios de vitaminas, minerais e suplementos em marcas premium vencedoras", disse Freixe.
De acordo com os resultados semestrais da Nestlé para 2025, as vendas orgânicas aumentaram 2,9%, mas o crescimento interno real ficou estável em 0,2%. As vendas reportadas caíram 1,8%, para CHF 44,2 bilhões (€ 45,5 bilhões), impactadas por efeitos cambiais.
Reconhecendo o "impacto negativo das tarifas atualmente em vigor e das taxas de câmbio atuais", a empresa reafirmou sua meta de margem de lucro de pelo menos 16%, destacando "riscos elevados de incertezas macroeconômicas e de consumo contínuas".
Realinhamento em toda a indústria nutracêutica?
Em um post no LinkedIn, Emily Austin, chefe de busca de executivos de nutracêuticos e ingredientes da Hartmann Young, descreveu o desenvolvimento como parte de "grandes movimentos estratégicos no setor nutracêutico".
Ela observou que o desinvestimento da VMS da Nestlé ecoa desenvolvimentos semelhantes na Lonza e dsm-firmenich.
A Lonza anunciou seus planos de sair de seu negócio de cápsulas e ingredientes para a saúde em dezembro do ano passado, observando que o segmento enfrentou uma demanda mais fraca desde a pandemia. O preço das ações da empresa subiu significativamente após o anúncio.
Enquanto isso, a dsm-firmenich alienou seu negócio de óleo de peixe ômega-3 para o KD Pharma Group em outubro de 2024 e vendeu sua participação na Feed Enzymes Alliance para a Novonesis por € 1,5 bilhão em junho deste ano, como parte do processo de saída total de seus negócios de nutrição e saúde animal.
Voltando ao core business
Austin disse que espera ver um aumento na demanda nos setores biofarmacêutico e nutracêutico, bem como mais oportunidades para ômega-3, fabricação de cápsulas e ingredientes com alto crescimento.
"Os players globais estão saindo de unidades nutracêuticas para aprimorar sua estratégia de portfólio", escreveu ela.
Vários especialistas do setor comentaram sobre a tendência em resposta ao post de Austin.
Dmytro Sudak, diretor de vendas da Teva Pharmaceuticals, escreveu: "Isso aponta para uma mudança de grandes negócios em volume, para precisão liderada por margem. Grandes portfólios não estão sendo divididos devido à fraqueza, mas para dobrar onde ciência, diferenciação e valor se cruzam.
"Os CDMOs se beneficiam, mas também os operadores focados que sabem como comercializar plataformas de saúde direcionadas."
Christian Duchow, cofundador e diretor da Personalized Remedies, destacou o aumento do interesse de investidores e marcas por seus negócios, acrescentando: "Com a IA tornando os usuários finais mais informados, é cada vez mais difícil justificar marcas de suplementos que carecem de eficácia real.
"O mercado está mudando para soluções baseadas na ciência e as empresas estão se ajustando de acordo."
Christian Leighton, consultor de nutrição e saúde, descreveu a tendência como uma correção de curso.
"Um tema forte que permeia esses exemplos são as empresas que procuram se concentrar em seus núcleos – muitas vezes, expansões anteriores acabam sendo erros caros que precisam ser corrigidos", escreveu ele.
Fonte: Ingredients Network
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