Valor Econômico
Jornalista: Cibelle Bouças
28/11/19 - A Nestlé reuniu-se nas últimas duas semanas com 21 grandes redes varejistas, em encontros individuais, para traçar uma estratégia conjunta para 2020. A companhia, cujas vendas crescerão entre 4% e 5% no Brasil neste ano, prevê um desempenho mais forte no ano que vem e tem como meta aumentar a margem de lucro.
A lista de empresas inclui nomes de peso, como GPA (Grupo Pão de Açúcar), Carrefour e Atacadão, Raia Drogasil, Tenda Atacado, Zaffari, Comper (do Grupo Pereira) e Muffato. O plano de vendas é apresentado a grandes redes de varejo todos os anos. Mas esta é a primeira vez que a Nestlé faz encontros individuais para definir o plano de ação por rede.
No foco da gigante suíça de alimentos está o fortalecimento das áreas de cafés, chocolates, leites, alimentos orgânicos e ração. A empresa planeja acelerar o crescimento de vendas dessas categorias com lançamentos de produtos e ações promocionais conjuntas.
“Quando é lançado, o produto é vendido a preço cheio, o que aumenta a margem de lucro para nós e para o varejista. Nosso objetivo é crescer, melhorando a margem de lucro, alocando o capital prudentemente”, afirmou Josué De La Maza, vice-presidente de vendas da Nestlé Brasil. O mexicano está há 24 anos na empresa, sendo quatro no Brasil, onde lidera os encontros com o varejo.
Maza disse estar mais otimista que no fim do ano passado. “Existem sinais de recuperação da economia brasileira. O nível de confiança dos consumidores está voltando aos patamares históricos”, afirmou. “O varejo volta a abrir lojas e os consumidores aos poucos voltam a consumir produtos de maior valor agregado.”
O executivo disse que as vendas no país estão crescendo acima da inflação, entre 4% e 5% neste ano, e tendem a se acelerar em 2020. No ano passado, o faturamento da a Nestlé no Brasil foi de R$ 13,75 bilhões.
Neste ano, a Nestlé colocou no varejo brasileiro 106 produtos novos e pretende manter o mesmo ritmo no ano que vem, o equivalente a 5% do seu portfólio.
Em 2019, a Nestlé fortaleceu principalmente os negócios de cafés, chocolates e alimentos orgânicos. Na área de cafés, dobrou o portfólio de produtos, com a entrada no segmento de café torrado e moído com a marca Nescafé Origens. Também trouxe ao país a marca Starbucks em cápsulas para consumo em casa e lançou a marca Nescafé Gold de café solúvel.
“Café é a grande prioridade para a companhia em 2020”, disse Maza. A Nestlé planeja lançar duas novas versões do Nescafé Origens, três novos sabores para as cápsulas Dolce Gusto (café caseiro, preto caseiro intenso e au lait), além de reforçar as vendas do Nescafé Gold e dos cafés Starbucks.
A cápsula Starbucks custa até 9 vezes mais que o preço médio da categoria. O Nescafé Origens é vendido por um valor sete vezes maior que outros cafés solúveis. “O mercado de cafés vai crescer 16% em dez anos. Temos oportunidade de capturar esse crescimento com aumento de linhas de maior valor agregado”, disse Maza.
De acordo com a Euromonitor International, a Nestlé é a quinta colocada em volume de vendas de café no Brasil, com 2,3% de participação, e a terceira em receita, com 15,1% do mercado. À frente estão o Grupo 3Corações, com 22,8% do mercado em valor, a Jacobs Douwe Egberts (JDE), dona das marcas L’OR e Pilão, e a Melitta, com 19,2%.
Na categoria de chocolates, em que a Nestlé lidera com 31,5% de participação em receita de vendas, a companhia lançou 50 produtos neste ano, tendo como principal destaque o desenvolvimento de novos sabores do Kit Kat - 17 deles fabricados no Brasil. Maza disse que Kit Kat e marcas premium como L’Atelier estarão no foco de lançamentos em 2020.
A Nestlé também pretende fortalecer sua oferta de produtos orgânicos. Em junho deste ano, começou a vender no Brasil a marca de alimentos naturais e orgânicos Nature’s Heart, da Terrafertil. Entre as novidades para o próximo ano estão o lançamento do leite em pó Ninho orgânico, leite condensado Moça zero lactose e novas linhas de lanches da Nature’s Heart. “Em 2020 e 2021 vamos lançar mais de 50 produtos da marca”, afirmou o executivo.
Em relação às ações de varejo, a Nestlé instalou pela primeira vez uma espécie de balcão em 500 lojas de diferentes redes varejistas em todo o país, em julho e agosto. Nesse balcão ficaram expostos 30 produtos novos, sob o letreiro “Show de Novidades”. Nesses balcões, a empresa fez degustações, promoções relâmpago e apresentação das linhas.
“Nas lojas onde levamos o Show de Novidades as vendas cresceram acima da média do mercado”, afirmou o executivo, sem citar números. A intenção da Nestlé é ampliar o número de lojas com essa ação em 2020.
Cláudio Vicentini, gerente de categoria e canal da Nestlé, disse que a companhia também pretende fazer mais ações promocionais com o varejo, ao longo de todo o ano. “Definimos metas de vendas mês a mês, com lançamentos e promoções mais adequados a cada um”, disse. A Nestlé também define em conjunto com os varejistas como será feita a apresentação das marcas nas lojas, ações de publicidade e degustação.
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