A Nestlé iniciou uma revisão estratégica de seu portfólio de vitaminas, minerais e suplementos (VMS) após resultados aquém do esperado no primeiro semestre de 2025. O movimento pode resultar no desinvestimento de marcas como Nature’s Bounty, Osteo Bi-Flex, Puritan’s Pride e marcas próprias nos Estados Unidos.
A gigante suíça reportou um crescimento orgânico de vendas de 2,9%, levemente acima das previsões, mas viu seu crescimento interno real (RIG) ficar em apenas 0,2%. Já o total de vendas caiu 1,8%, impactado pela valorização do franco suíço e pela cautela dos consumidores frente à desaceleração econômica global.
Pressão sobre ações
Os resultados aumentam a pressão dos investidores sobre o presidente-executivo Laurent Freixe para que recupere o preço das ações e as vendas da empresa. Desde sua nomeação, em agosto do ano passado, o preço das ações da Nestlé ficou abaixo de seus rivais, incluindo a Unilever e a Danone.
A empresa suíça manteve sua meta para 2025, dizendo que espera que o crescimento orgânico das vendas melhore. A Nestlé estimou uma margem de lucro operacional comercial subjacente igual ou superior a 16%, incluindo o impacto negativo das tarifas e das taxas de câmbio atuais.
O CEO Laurent Freixe segue pressionado por investidores, enquanto a companhia mantém a meta de crescimento para 2025, apostando em suas marcas premium e em ajustes no portfólio para retomar competitividade.
O negócio de VMS representa cerca de 1 bilhão de francos suíços em receita anual. Uma eventual descontinuidade de marcas pode ocorrer já em 2026.
Fonte: Reuters
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