Uma nova doença considerada altamente contagiosa teve mortes registradas na cidade de Corumbá, em Campo Grande. Ela teria sido contraída na região de Caranavi, na Bolívia. Segundo a ministra da Saúde do país vizinho, Gabriela Monteño, duas mortes e quatro casos de internação pelo arenavírus foram registrados no país. A doença pode ser transmitida por ratos.

Em nota, a prefeitura de Corumbá informou que os casos foram registrados na Bolívia e que a primeira vítima, o paciente zero, foi um homem de 65 anos. Ele apresentou os primeiros sintomas em 1º de maio e morreu sete dias depois de chegar ao Brasil. Um familiar dele apresentou os sintomas em 29 de maio e a estudante de medicina que atendeu os dois pacientes também começou a apresentar os sintomas.

Durante a transferência da jovem, dois médicos que tiveram contato com as secreções sanguíneas, respiratória e gastrointestinal dela, também foram contaminados. O último contágio foi registrado no profissional que realizou a endoscopia na estudante. Os casos de óbito foram do “paciente zero” e da estudante.

Todos os contaminados apresentaram sintomas semelhantes, como fraqueza e dores musculares, mal-estar e evolução para hemorragia febril. Os quatro pacientes que seguem internados com a doença, estão sob manejo clínico, observação e isolamento.

Conforme dados da Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), os arenavírus fazem parte da família Arenaviridae, compreendendo 25 espécies. Conforme a pesquisa, os hospedeiros, em sua maioria roedores, podem transmitir a doença por meio de urina, fezes ou saliva.

Fonte: Portal Abrantes

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob