A aquisição dará à Novartis direitos totais sobre o CALY-002, o principal candidato a produto da Calypso
Em 8 de janeiro de 2024, a Calypso Biotech, uma empresa europeia de biotecnologia de imunoterapia focada na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos biológicos, anunciou que concordou em ser adquirida pela Novartis. Os acionistas da Calypso devem receber um pagamento inicial de US$ 250 milhões e são elegíveis para receber marcos de desenvolvimento de até US$ 175 milhões, com base no alcance de certos marcos.
A Calypso, spin-out da Merck, está envolvida na pesquisa e desenvolvimento de anticorpos monoclonais para uma série de indicações autoimunes, com especialização em biologia da IL-15. A IL-15, de acordo com Calypso, é um eixo imunológico amplo e inexplorado que controla a função de barreira e as cascatas imunes a jusante em muitas doenças autoimunes crônicas. Candidato a produto líder da Calypso. CALY-002 é um potencial melhor anticorpo terapêutico da classe que se liga e neutraliza a Interleucina-15.
Esta aquisição dará à Novartis direitos totais sobre o CALY-002, que pretende explorar ainda mais em uma ampla gama de indicações autoimunes com necessidade médica não atendida. CALY-002 está atualmente em um estudo de Fase Ib em pacientes com doença celíaca e esofagite eosinofílica.
"Estamos entusiasmados com esta transação com a Novartis, uma empresa com compromisso incansável com o desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças autoimunes. Como parte do portfólio da Novartis, o CALY-002 está na melhor posição para ser desenvolvido de forma eficaz, para que possa atender prontamente às necessidades médicas não atendidas em várias indicações", disse Alain Vicari, CEO e cofundador da Calypso.
Bernard Coulie, presidente da Calypso, acrescentou: "A transação com a Novartis constitui o ponto alto no caminho de desenvolvimento do CALY-002 para a equipe Calypso. Calypso estabeleceu um perfil significativamente desarriscado para CALY-002 como um potencial melhor anticorpo terapêutico anti-IL-15."
"A Novartis está comprometida em trazer opções de tratamento inovadoras para pacientes que vivem com doenças imunológicas", disse Richard Siegel, chefe de Pesquisa em Imunologia da Novartis, em um comunicado à imprensa da Calypso. "Estamos entusiasmados em adicionar o potencial melhor anticorpo da classe do Calypso ao nosso pipeline de imunologia e explorá-lo em um espectro de indicações autoimunes."
Fonte: Calypso Biotech
Comentários