A aquisição está alinhada com a estratégia de crescimento e o foco da área terapêutica da Novartis. Crédito: © 2025 Novartis AG.
Três ensaios de Fase III estão atualmente em andamento investigando o abelacimabe para coágulos arteriais e venosos
A Novartis concordou em adquirir a empresa biofarmacêutica de estágio clínico Anthos Therapeutics, com sede em Boston, por um pagamento adiantado de US$ 925 milhões.
A transação inclui US$ 2,15 bilhões em possíveis pagamentos adicionais, dependendo de marcos regulatórios e de vendas.
Prevê-se que seja fechado no primeiro semestre de 2025.
A aquisição está alinhada com a estratégia de crescimento da Novartis e o foco na área terapêutica, capitalizando os pontos fortes estabelecidos da empresa no domínio cardiovascular.
O presidente e diretor médico da Novartis Development, Shreeram Aradhie, declarou: "Estamos entusiasmados em unir forças para avançar no desenvolvimento do abelacimabe, um potencial tratamento de primeira classe e uma abordagem mais segura para a prevenção de AVC na fibrilação atrial, bem como na trombose associada ao câncer.
"Dar as boas-vindas à Anthos Therapeutics fortalece nosso foco no espaço cardiovascular e complementa nosso portfólio de tratamentos que mudam vidas, programas clínicos abrangentes e colaborações estratégicas que ajudam milhares de pacientes com doenças cardíacas em todo o mundo."
Lançado em 2019 pela Novartis e Blackstone Life Sciences, o Anthos vem desenvolvendo o abelacimab, um anticorpo monoclonal altamente seletivo e totalmente humano.
Licenciada pela Novartis, a terapia tem como alvo o Fator XI para alcançar a anticoagulação sem comprometer a hemostasia.
Os ensaios de fase II demonstraram uma diminuição significativa nos eventos hemorrágicos em indivíduos com fibrilação atrial tratados com o anticorpo em comparação com aqueles que receberam anticoagulantes orais diretos padrão.
Três ensaios de Fase III estão em andamento, investigando o abelacimabe para coágulos arteriais e venosos em vários grupos de indivíduos.
A Food and Drug Administration dos EUA concedeu o status de via rápida ao anticorpo em julho de 2022 para o tratamento de trombose associada ao câncer.
Em setembro de 2022, recebeu a designação de via rápida para a prevenção de acidente vascular cerebral e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial.
O mecanismo de ação do abelacimab envolve a ligação ao fator XI e o bloqueio de sua ativação, impedindo assim a formação do fator XIa.
Essa abordagem é inspirada na deficiência natural do Fator XI, que é conhecido por proteger contra condições tromboembólicas.
Comentários