Redação DikaJob
A Novartis informou hoje que concordou em vender sua participação na Roche por US $ 20,7 bilhões, com os recursos a serem usados "em linha com as prioridades de alocação de capital para aumentar os fortes retornos aos acionistas". A Novartis aumentou a participação entre 2001 e 2003 e atualmente detém 53,3 milhões de ações ao portador da Roche, representando aproximadamente 33% do total das ações ao portador em circulação, informou o site FirstWordpharma.
"Depois de mais de 20 anos como acionista da Roche, concluímos que agora é o momento certo para monetizar nosso investimento", observou o CEO da Novartis, Vas Narasimhan. A farmacêutica adquiriu a participação por cerca de US$ 5 bilhões como um investimento financeiro de longo prazo, observando que entregou contribuições de ganhos recorrentes e dividendos acumulados de mais de US$ 6 bilhões durante o período de detenção.
A Novartis disse que não considera mais o investimento financeiro na Roche como "parte de seu negócio principal e, portanto, não um ativo estratégico".
Aumento do poder de voto das famílias fundadoras
Comentando sobre a compra de ações, Christoph Franz, presidente do conselho da Roche, comentou "Estou convencido de que a transação prevista atende aos interesses da Roche de uma perspectiva estratégica e econômica." A empresa observou que o negócio não resulta em mudança de controle, embora o poder de voto das famílias fundadoras aumente para cerca de 67,5% quando for concluído.
Comentários