elekta-logo.png?profile=RESIZE_710x

Centro de Oncologia Campinas oferecerá tecnologias integradas, produzidas pela Elekta, para tratamento de câncer de pulmão e intracraniais

O Centro de Oncologia Campinas (COC), referência na região, passa a contar com a mais moderna tecnologia em radioterapia para o tratamento do câncer. Ainda em 2021, será instalado, na unidade de Barão Geraldo, o acelerador linear Elekta Infinity™ HD, altamente eficiente na irradiação de tumores, sobretudo de pulmão e intracraniais. O equipamento permite reduzir em até 80% o número de sessões de radioterapia – de cerca de 30 sessões para cinco – proporcionando mais conforto e segurança para os pacientes.

Elekta Infinity HD é produzido pela empresa sueca Elekta, referência global em radioterapia. O COC adquiriu um pacote completo de soluções em radioterapia que já estão disponíveis em alguns dos maiores hospitais do País. “Além da redução do número de sessões, o pacote dá mais previsibilidade ao tratamento, por oferecer à equipe médica o gerenciamento de todo o fluxo da terapia, por meio de inteligência artificial”, explica Deborah Telesio, vice-presidente da Elekta para a América do Sul.

O equipamento Infinity HD também auxiliará na agilidade e qualidade, oferecendo melhor atendimento ao maior número de pacientes possível, elevando ainda mais o nível do COC, que, atualmente, é considerado referência em diagnóstico e tratamento do câncer. A estimativa é de um aumento de 130% dos atendimentos diários. Na radioterapia do COC, hoje, são cerca de 15 mil procedimentos realizados por ano, com uma estimativa de que 60% dos pacientes oncológicos necessitem de radioterapia.

A precisão de entrega do feixe do Infinity HD permite que os tratamentos sejam realizados com uma dose mais alta de radiação. Com isso, há maior controle na eficácia do tratamento, com um menor número de sessões. “Historicamente, o tratamento padrão de radioterapia tem, em média, 30 aplicações. Com a tecnologia, que já está sendo utilizada nos principais centros de oncologia do mundo, pode-se chegar a apenas cinco sessões”, explica a executiva.

“Manter Campinas na vanguarda do tratamento radioterápico nos enche de orgulho e satisfação, porque isso permitirá que continuemos a focar no melhor tratamento possível para o paciente”, afirmou o médico Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas. “Essa nossa aquisição trará grandes benefícios aos tratamentos. Serão mais pacientes tratados e em menor tempo, o que é muito valioso, uma vez que o Centro de Oncologia possui parceria com a Prefeitura e também atende pacientes via SUS”, acrescentou.  


Conheça os principais benefícios para o tratamento de câncer:


1) PULMÃO: Por meio de Radioterapia Guiada por imagem 4D, é possível irradiar de forma mais segura anatomias que estão em movimento, como o pulmão. A tecnologia avançada de gerenciamento do movimento permite localizar um tumor com precisão submilimétrica e entregar a dose de radiação na posição correta. Durante a irradiação, é possível gravar, em tempo real, o movimento do tumor, garantindo que a dose realmente foi entregue como planejado. Dessa forma, os médicos podem reduzir as margens de tratamento, reduzindo o volume de tecido sadio irradiado. Conseguem também visualizar tumores pequenos que não seriam vistos sem a tecnologia 4D.

2) TUMORES INTRACRANIAIS:  Com a tecnologia IntelliBeam presente nos aceleradores lineares digitais da Elekta, pode-se fazer radiocirurgia intracraniana de múltiplas lesões em apenas 15 minutos. Esta é uma forma única de tratar tumores pequenos, pois o avançado colimador Agility possui a mais alta velocidade e mais baixa transmissão entre os seus concorrentes, permitindo entregar doses de radiação mais altas no tumor com uma alta proteção aos tecidos sadios. Além disso, o equipamento oferece uma mesa robótica de precisão submilimétrica que permite ajustes finos de posicionamento do paciente. Este é um diferencial no tratamento de qualquer anatomia.


Pacote completo de soluções:

A unidade do COC contará com uma tecnologia de suporte remoto exclusiva da Elekta chamada IntelliMax, que utiliza um algoritmo de inteligência artificial que rastreia continuamente possíveis anomalias no funcionamento do equipamento.  O sistema atua sobre um conjunto de mais de 90 mil parâmetros que são atualizados a cada 20 minutos. Quando o algoritmo encontra qualquer parâmetro fora do normal, emite um alerta para o engenheiro da Elekta responsável, para a imediata tomada de ação proativa, sem possibilidade de interrupção do funcionamento dos equipamentos.

A equipe de oncologia do COC utilizará também o premiado sistema de informações de oncologia MOSAIQ®, que ajuda a gerenciar com eficiência todos os aspectos do tratamento de radioterapia, com fluxos de trabalho automatizados e personalizáveis. Esta tecnologia permitirá que o tratamento seja coordenado diretamente pela equipe de oncologia do COC que atua na sede.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob