Para atingir o objetivo, ele conta com a experiência de ter atuado nas duas frentes, indústria e o varejo; também foi gestor no Sincofarma
Março de 2023 – Com ampla experiência no mercado farmacêutico, o empresário e executivo Nilton Janino assumiu, em 1º de março, o cargo de diretor Comercial da Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad – www.abrafad.com.br). Seu principal objetivo será o de atuar no fechamento de parcerias com indústrias e distribuidoras para alavancar os negócios e melhorar as condições do varejo independente.
Ao lado de Douglas Marques da Silva, contratado pela Abrafad em outubro de 2022 como diretor de Operações e Trade Marketing, Janino deve garantir que as vendas das farmácias possam ser ampliadas pelo melhor direcionamento estratégico e de negócios. Juntas, em 2022, as 20 redes associadas, que totalizam mais de 5 mil PDVs em 1,7 mil municípios espalhados pelo país, promoveram negócios da ordem de R$ 5 bilhões, como aponta o Panorama Farmacêutico da IQVIA. A meta para 2023 é atingir 5,6 mil PDVs e R$ 6 bilhões em negócios.
Para atingir o objetivo, Janino conta com a experiência de ter atuado nas duas frentes, indústria e varejo. Ele trabalhou em grandes laboratórios, como BMS (Squibb), GSK (Wellcome), Nova Química (Grupo NC), Novartis e Medlevensohn, no varejo registra passagem pelo Sindicato do Comércio Varejista Farmacêutico do Estado de São Paulo (Sincofarma-SP), onde foi gestor de Novos Negócios dessa importante entidade, e no Grupo Multifarma, associada da Abrafad.
A responsabilidade no exercício da nova função é mais desafiadora porque Janino entra para substituir o Fernando Ribeiro, que esteve à frente da Abrafad, juntamente com o diretor-executivo Nilson Ribeiro, dando o primeiro passo de crescimento da federação, partindo de 1,2 mil PDVs em 2017 para 5 mil em 2022. Fernando, por sua vez, continua ligado ao grupo, agora com importantes desafios na associada Lucremais de Aracaju, no Sergipe.
Hoje, lembra Janino, a associação mantém 44% dos negócios na região Sudeste, 34% no Nordeste e 19% no Sul. A nossa oportunidade é crescer nos mercados do Centro-Oeste e Norte. Mostrando conhecimento e experiência, fala diretamente com interlocutores para que entendam o nosso modelo. E, claro, também queremos consolidar onde já nos fazemos presentes de maneira mais ostensiva, ajudando a promover bons negócios entre as associadas com a indústria e distribuidores”, comenta.
Segundo Janino, esse trabalho de estar próximo ao associado, na companhia de Douglas Silva, é fundamental para as pretensões de crescimento da Abrafad. “Temos a visão e entendemos as dores dos associados. Em nosso modelo de visão presente, precisamos pensar em novos modelos para atração do shopper às lojas. Precisamos de uma entrada definitiva no segmento online, de HB e dar mais atenção para os cenários em evidência, porém, pouco explorados, e avaliarmos a atenção farmacêutica, oferecendo serviços diferentes para atender a população, além de vender somente medicamentos”, argumenta.
Encontros de Negócios de 2023 – A diretoria da Abrafad também aposta no incremento do Encontro de Negócios, que foi criado no final de 2021 com o objetivo de ampliar o relacionamento entre as redes associadas, as distribuidoras e as indústrias. Mais do que networking, a ideia é que ele gere negócios entre os participantes. “Não pensamos em números, mas na qualidade do encontro, onde o varejo e a indústria possam discutir projetos de trade e estabelecer metas de resultados para os seus negócios”, diz Janino.
Em 2023, o primeiro encontro está marcado para ocorrer entre os dias 9 e 11 de maio. Em outubro ele está marcado para ser de 17 a 19. A Abrafad tem como principais objetivos integrar farmácias e drogarias independentes nas plataformas inovadoras de gestão, além de melhorar a distribuição e venda de produtos farmacêuticos e oferecer ferramentas de business intelligence para geração de bons negócios.
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