12986436478?profile=RESIZE_710x

 

A Novo Nordisk apresentou para a imprensa brasileira os principais destaques do Congresso da American Heart Association (Associação Americana do Coração), evento internacional focado nas últimas descobertas científicas na área de doenças do coração e do sistema cardiovascular, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Chicago (EUA). 
 
As novidades foram apresentadas pelo cardiologista André Feldman, chefe da cardiologia da Rede D'or São Luiz. A palestra destacou subanálises inéditas do estudo SELECT (Efeitos da Semaglutida nos Desfechos Cardiovasculares em Pessoas com Sobrepeso ou Obesidade)¹, separadas em subgrupos. Uma das novas análises investigou o efeito da semaglutida 2,4 mg (comercializado sob o nome Wegovy®) em comparação com placebo sobre os desfechos cardiovasculares em pessoas com hipertensão em todas as categorias, doenças cardiovasculares estabelecidas e sobrepeso ou obesidade, sem diabetes.
 
Os resultados mostraram que a semaglutida 2,4 mg reduziu consistentemente o risco de MACE (eventos adversos cardiovasculares maiores, como infarto do miocárdio, AVC ou morte cardiovascular) e diminuiu a pressão arterial sistólica em todas as categorias de pressão arterial basal, incluindo normal, elevada e hipertensão estágio 1 e 2, em comparação com o placebo (2,6 vs 2,1 por 100 paciente-ano, respectivamente).² De acordo com a análise, a semaglutida mostrou benefícios consistentes para a saúde do coração, independentemente do histórico de hipertensão ou das categorias de pressão arterial (PA). Em pacientes com histórico de hipertensão, a pressão arterial sistólica inicial foi de 131 mmHg e a diastólica de 80 mmHg. Comparada ao placebo, a semaglutida reduziu significativamente a pressão arterial sistólica em todas as categorias de pressão arterial (normal, −2,9; PA elevada, −2,8; estágio 1, −3,4; estágio 2, −3,7).
 
“Esses achados reforçam a importância de tratamentos que atuam simultaneamente no controle do peso e na redução de riscos para o coração, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o prognóstico dos pacientes. A redução consistente da pressão arterial sistólica, mesmo em diferentes estágios de hipertensão, pode ajudar a prevenir complicações graves, como infarto e acidente vascular cerebral”, explica o cardiologista.
 
Pacientes com histórico de cirurgia 
 
Na ocasião ainda foi apresentada outra subanálise do estudo SELECT que investigou a ação da semaglutida na melhora dos desfechos cardiovasculares em pacientes com histórico de cirurgia de revascularização do miocárdio e sobrepeso ou obesidade. Os resultados apontam que, em comparação com o placebo, a semaglutida 2,4 mg reduziu consistentemente o risco de eventos adversos cardiovasculares maiores (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte) em participantes com e sem histórico de cirurgia, com uma redução absoluta maior do risco observada naqueles com histórico de cirurgia³. 
 
Para o desfecho primário, o risco relativo (HR, IC 95%) foi de 28% para pacientes com histórico de cirurgia de revascularização do miocárdio e 18% para os sem esse histórico (p-interação=0,39). As diferenças absolutas de risco na semana 156 foram de 2,3% para os com cirurgia e 1,0% para os sem cirurgia. O especialista explica que essa análise é de extrema importância, especialmente porque se trata de pacientes de alto risco com histórico de cirurgia no coração, um grupo que apresenta uma resposta diferente ao tratamento devido ao risco elevado de novos eventos cardiovasculares.
 
“O que se observou é que, independentemente de terem ou não sido submetidos a uma cirurgia cardíaca prévia, a semaglutida demonstrou benefícios consistentes em ambos os cenários. Para os pacientes com histórico de cirurgia, que já manifestaram complicações no coração, o risco de um novo evento é naturalmente maior. No entanto, os resultados mostram que a semaglutida oferece um benefício significativo em termos de redução do risco cardiovascular, mantendo sua eficácia mesmo em uma população de alto risco”, conclui Feldman.

Sobre a semaglutida 2,4 mg

Trata-se do primeiro e único tratamento para obesidade com benefício e proteção para o coração comprovados, além de ser, no País, o primeiro e único análogo semanal do GLP-1 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar pessoas que vivem com obesidade e sobrepeso com ao menos uma comorbidade relacionada ao peso1.

Pesquisas clínicas comprovaram que o medicamento apresenta redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentam redução superior a 20%, além de diminuição de 20% no risco de morte cardiovascular, infarto e acidente vascular cerebral, (eventos cardiovasculares adversos maiores - MACE),1. Também já foi comprovado que a redução no risco de MACE ocorre independentemente da perda de peso desses pacientes, que se mostrou sustentada ao longo de 4 anos, com relação positiva de risco-benefício e perfil de segurança consistente1.

Todos os produtos da Novo Nordisk da classe GLP-1 são tarja vermelha e por isso só podem ser vendidos sob prescrição médica.
 

Sobre o estudo SELECT (semaglutida 2,4 mg)

O estudo SELECT1 (Efeitos da Semaglutida nos Desfechos Cardiovasculares em Pessoas com Sobrepeso ou Obesidade) foi um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, e orientado por eventos, projetado para avaliar a eficácia e segurança da semaglutida 2,4 mg em comparação com placebo como um complemento ao tratamento padrão para doença cardiovascular, na redução do risco de eventos cardiovasculares adversos maiores em pessoas com doença cardiovascular estabelecida e sobrepeso ou obesidade, sem histórico prévio de diabetes.

O estudo, foi concluído em 2020, recrutou 17.604 adultos e foi conduzido em 41 países em mais de 800 locais de investigação, incluindo o Brasil e mais de 96% dos pacientes concluiram o estudo.
 
 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob