A Novo Nordisk firmou um acordo definitivo para adquirir a Dicerna Pharmaceuticals por US$ 38,25 por ação em dinheiro, ou um valor patrimonial total de cerca de US$ 3,3 bilhões, informaram as empresas na quinta-feira.
A aquisição baseia-se em uma colaboração de pesquisa desde 2019 entre as partes, para desenvolver terapias para tratamento de doenças cardio-metabólicas relacionadas ao fígado usando a plataforma de tecnologia de interferência de RNA GalXC (RNAi) da Dicerna.
O preço de compra representa um prêmio de 80% sobre o preço de fechamento das ações da Dicerna em 17 de novembro. A transação, que foi aprovada pelos conselhos de ambas as empresas, deve ser concluída no quarto trimestre.
Acelera a pesquisa de RNAi
Marcus Schindler, diretor científico da Novo Nordisk, observou que a aquisição "acelera [nossa] pesquisa dentro do RNAi e expande o uso da tecnologia RNAi". As terapias baseadas em RNAi da Dicerna estão sendo desenvolvidas para silenciar seletivamente os genes que causam ou contribuem para a doença, enquanto a plataforma de tecnologia da empresa permite o acesso a alvos de doenças intracelulares em células hepáticas e extra-hepáticas e tipos de tecidos.
A colaboração original inclui mais de 30 alvos de células hepáticas com potencial para fornecer uma série de candidatos clínicos para distúrbios, incluindo esteatose hepática não alcoólica, diabetes tipo 2, obesidade e doenças raras. No início deste ano, a Dicerna informou que a Novo Nordisk indicou o primeiro candidato sob o acordo, com estudos clínicos previstos para começar em 2022.
Dados mistos para o candidato principal
O principal candidato terapêutico de RNAi interno da Dicerna, nedosiran, alcançou recentemente o objetivo primário de um estudo fundamental para o tratamento da hiperoxalúria primária (HP). No entanto, as ações da empresa foram atingidas, pois os resultados mostraram que, embora o nedosiran fosse eficaz em pacientes com PH tipo 1, não oferecia o mesmo benefício naqueles com PH tipo 2 (para análises relacionadas, consulte ViewPoints: a vitória de Dicerna em PH vem com qualificadores).
Enquanto isso, a Dicerna assinou acordos com várias empresas farmacêuticas, incluindo Alexion Pharmaceuticals , Boehringer Ingelheim , Eli Lilly e Roche.
Ref: Novo Nordisk, MarketWatch, Yahoo! Finance, Dicerna, Fidelity, TheStreet
Comentários