Finished products assembly pack - Novo Nordisk: Kalundborg - divulgação
Acordo global visa acelerar a criação de medicamentos orais para obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiometabólicas.
A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou uma colaboração estratégica com a norte-americana Septerna para o desenvolvimento de medicamentos orais à base de pequenas moléculas. O acordo, que pode render até US$ 2,2 bilhões à Septerna, inclui mais de US$ 200 milhões em pagamentos iniciais e de curto prazo.
"A Novo Nordisk tem uma rica história de inovação em obesidade e diabetes. Estamos construindo nossa liderança científica neste espaço e desenvolvendo um amplo pipeline em vários alvos e modalidades, incluindo peptídeos e pequenas moléculas. Alavancar diferentes modalidades cria uma opção importante em nosso pipeline em termos de alvos potenciais, regimes de dosagem e escalabilidade", disse Marcus Schindler, vice-presidente executivo e diretor científico da Novo Nordisk. "A Septerna demonstrou fortes capacidades na descoberta de medicamentos GPCR e estamos entusiasmados com a oportunidade de desenvolver medicamentos orais de pequenas moléculas direcionados a vários alvos."
A colaboração busca desenvolver terapias orais voltadas para alvos específicos da família dos receptores acoplados à proteína G (GPCRs), incluindo os receptores GLP-1, GIP e glucagon. Esses receptores desempenham um papel crucial na regulação do apetite, metabolismo e controle glicêmico, tornando-se alvos estratégicos para novos tratamentos contra obesidade e diabetes tipo 2.
A Septerna utilizará sua Native Complex Platform, uma tecnologia proprietária que acelera a descoberta de fármacos, enquanto a Novo Nordisk será responsável pelo financiamento e desenvolvimento dos programas em parceria.
Próximos Passos
As empresas atuarão juntas até a seleção dos candidatos a medicamentos. A partir das fases pré-clínicas (IND-enabling), a Novo Nordisk assumirá sozinha o desenvolvimento e a comercialização global dos produtos. O fechamento do acordo ainda depende de aprovações regulatórias e está previsto para ocorrer no segundo trimestre de 2025.
Após o anúncio da parceria, as ações da Novo Nordisk registraram uma queda de 1,31% na bolsa de Copenhagen, enquanto seus ADRs recuaram 1,04% em Wall Street. Em contrapartida, os papéis da Septerna dispararam 54,43% em Nova York, refletindo o otimismo do mercado em relação ao potencial da colaboração.
Fonte: Novo Nordisk
Comentários