A Novo Nordisk e a Unicef acabam de anunciar uma nova parceria para ajudar a prevenir o excesso de peso e a obesidade infantil, com um foco inicial em intervenções na América Latina e nas Caraíbas.
No âmbito desta parceria, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a farmacêutica combinarão esforços para promover o conhecimento e a consciencialização sobre a prevenção do excesso de peso e da obesidade e abordar as suas causas. A parceria arranca inicialmente por um período de três anos.
“O excesso de peso e a obesidade infantil podem causar problemas de saúde, estigmatização e até redução dos níveis de escolaridade”, disse a Diretora Executiva da UNICEF Henrietta Fore. “Com parceiros como a Novo Nordisk, queremos assegurar que a prevenção do excesso de peso e obesidade infantil passa a ser uma responsabilidade social mais ampla, envolvendo os governos, a sociedade civil, o setor privado, as comunidades e as famílias.”
Dados recentes do relatório State of the World’s Children Report 2019 da UNICEF mostram que o excesso de peso e a obesidade infantil estão a aumentar em quase todo o mundo. Atualmente, existem 40 milhões de crianças com menos de cinco anos que têm excesso de peso. O número de crianças entre os 5 e os 19 anos com excesso de peso quase duplicou nos últimos 15 anos.
“Não há dúvida de que o excesso de peso e a obesidade infantil são um problema de saúde pública que requer atenção imediata. O excesso de peso e a obesidade infantil são mais do que uma escolha individual, são um assunto que diz respeito a todos nós. Juntos com a UNICEF esperamos ajudar milhões de crianças a levar uma vida saudável e ao mesmo tempo aliviar o peso da obesidade na sociedade”, explica o presidente e CEO da Novo Nordisk Lars Fruergaard Jørgensen.
O excesso de peso e a obesidade infantil representam sérias consequências para a saúde e consequências sociais e económicas a curto e longo prazo para os doentes, as suas famílias, a comunidade e os sistemas de saúde.
A parceria tem como objetivo:
- Melhorar o conhecimento dos decisores políticos sobre medidas para prevenir o excesso de peso e a obesidade infantil nos países de rendimentos médios.
- Promover a consciencialização sobre o impacto do excesso de peso e obesidade sobre as crianças e os seus direitos e defender a necessidade de adotar mudanças constantes em resposta a esta epidemia crescente.
- Impulsionar e fortalecer interações multi-setoriais na América Latina e nas Caraíbas com foco especifico no México e na Colômbia.
Sobre a UNICEF
A UNICEF atua em lugares afetados por conflitos, crises e pobreza extrema, para alcançar as crianças mais desfavorecidas. Com uma forte presença em mais de 190 países e territórios, a UNICEF é a principal organização de defesa e promoção dos direitos das crianças. Desde os Comités Nacionais aos Escritórios Regionais, todos somos defensores das crianças de todo o mundo. A UNICEF não está associada a nenhuma empresa, produto, marca ou serviço.
Para mais informações sobre a UNICEF e o seu trabalho pela defesa das crianças e dos seus direitos, visite www.unicef.org. Siga a UNICEF no Twitter e Facebook.
Sobre a Novo Nordisk:
A Novo Nordisk é uma empresa global de saúde com mais de 95 anos de inovação e liderança no tratamento da diabetes. Essa herança deu-nos a experiência e capacidades que nos permitem ajudar as pessoas a combater a obesidade, a hemofilia, os distúrbios de crescimento e outras doenças crónicas graves. Com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega aproximadamente 41.600 colaboradores nos países em que está presente e comercializa os seus produtos em mais de 170 países. Para mais informações, visite novonordisk.pt, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Fonte: Cision
Comentários