12202001678?profile=RESIZE_710x

 

O acordo apresentado na segunda-feira no tribunal federal de Newark, Nova Jersey, segue acordos semelhantes no ano passado com a Eli Lilly e a farmacêutica francesa Sanofi.

A Novo Nordisk concordou em limitar os preços da insulina para resolver um processo no qual o procurador-geral de Minnesota acusou os três maiores fabricantes de insulina de cobrar preços astronomicamente altos pelo medicamento para diabetes.

O acordo apresentado na segunda-feira no tribunal federal de Newark, Nova Jersey, segue acordos semelhantes no ano passado com a Eli Lilly e a farmacêutica francesa Sanofi.

Exige que a Novo Nordisk limite os custos diretos para pacientes que pagam em dinheiro a US$ 35 por prescrição mensal, independentemente de os pacientes terem seguro.

A Novo Nordisk também fornecerá insulina gratuita para os habitantes de Minnesota mais necessitados, definidos como aqueles com renda familiar anual igual ou inferior a 400% do nível de pobreza federal, equivalente a US$ 128.600 para uma família de quatro pessoas.

 

A empresa dinamarquesa negou irregularidades ao concordar com o acordo, que dura cinco anos e requer aprovação judicial.

A Eli Lilly e a Sanofi fizeram um acordo com o procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison, em fevereiro de 2024 e julho de 2024, respectivamente.

Em uma coletiva de imprensa, Ellison disse que os acordos reduzem os custos de insulina dos pacientes em mais de 90%, encerrando muitos anos em que os fabricantes priorizavam "ganhar bilhões e lucros em vez de salvar vidas".

Um porta-voz da Novo Nordisk disse que a farmacêutica ficou satisfeita em fazer um acordo e que o acordo refletia seu compromisso de garantir acesso acessível à insulina. A empresa tem escritórios nos EUA em Plainsboro, Nova Jersey.

Ellison acusou a Novo Nordisk, a Eli Lilly e a Sanofi de inflar os custos diretos dos pacientes com insulina com base no custo de aquisição no atacado, ou preço de tabela, do medicamento.

Os fabricantes de medicamentos foram acusados de estabelecer preços de tabela artificialmente altos, apenas para negociar preços mais baixos pagando descontos aos gerentes de benefícios farmacêuticos.

A insulina é vital para controlar o açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 1 e é usada por alguns pacientes com diabetes tipo 2 mais comum.

 

Fonte: Economic Times

 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob