Ação 'Não Me Leve' foi desenvolvida pela Ogilvy
by Propmark
A fim de alertar sobre a importância da escuta, da compreensão e do acolhimento a pessoas com obesidade, a Novo Nordisk lançou a iniciativa Não Me Leve. O intuito é mostrar como frases e ações podem atrasar a busca por tratamento com um profissional de saúde.
De acordo com a pesquisa deste ano da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e da Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia (SBEM), cerca de 72% dos indivíduos com obesidade afirmam já ter sofrido constrangimento dentro de casa por conta do peso.
Com base nessa informação, a Ogilvy Brasil analisou mais de 200 mil conversas nas redes sociais e encontrou as frases mais ditas por familiares: “Você é tão bonita de rosto”, “Não emagrece porque não quer”, “Você não é gordo, é fofinho” e “Você fica tão mais bonita magra”.
Como forma de conscientizar sobre as consequências negativas dessas frases foram montadas lojas no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, e no MorumbiShopping, em São Paulo, com “presentes” que não devem ser levados para casa.
Os bichinhos de crochê carregavam as mensagens obtidas via social listening e traziam a explicação das frases por áudio, ao apertar os bichinhos, ou por escrito, em etiquetas: 'Essa frase incomodou você? Imagine o efeito que ela causa em quem ouve isso todos os dias de quem mais ama', diz um trecho.
Paralelamente às lojas, foram iniciadas conversas no Instagram e no Twitter sobre frases carregadas de estigmas de obesidade, mas disfarçadas de carinho. A iniciativa contou com a participação dos atores e influenciadores André Marques, Babu Santana, Karol Lannes, Luana Xavier, Leandro Hassum, Matheus Granado e Solange Couto.
Comentários