Parkinson-NOTA.jpg?x34420

 

O avanço da tecnologia médica tem proporcionado novas esperanças e possibilidades para o tratamento de doenças complexas, como a doença de Parkinson. Uma dessas inovações é o uso do ultrassom de alta intensidade, ou HIFU (High-Intensity Focused Ultrasound), que tem mostrado resultados promissores no tratamento dos sintomas motores associados a esta condição.

O HIFU é uma técnica não invasiva que utiliza ondas de ultrassom para tratar tecidos profundos do cérebro sem a necessidade de cirurgia. Este método tem a capacidade de focar feixes de energia ultrassônica com precisão e exatidão em alvos específicos no cérebro, sem danificar o tecido circundante normal. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos já aprovou o uso do HIFU para o tratamento do tremor dominante na doença de Parkinson e da discinesia de Parkinson.

Os estudos realizados pelo Centro de Neurociências Abarca Campal, na Espanha, indicam que o HIFU pode ser eficaz no tratamento bilateral dos sintomas motores da doença de Parkinson, uma abordagem que tradicionalmente tem sido associada a complicações graves quando realizada por meio de radiofrequência e cirurgia estereotáxica. Os resultados preliminares sugerem que o HIFU pode oferecer uma alternativa viável e eficaz para pacientes cuidadosamente selecionados, com melhorias significativas observadas em alguns dos pacientes tratados.

A Clínica Universidad de Navarra também incorpora o modelo mais avançado de HIFU para o tratamento de pacientes com tremor essencial e os sintomas de tremor, rigidez e lentidão associados à doença de Parkinson. A maioria dos pacientes experimenta uma melhora imediata do tremor, beneficiando-se de uma única sessão de tratamento.

O HIFU representa um avanço significativo no campo da neurologia e oferece uma nova linha de tratamento para pacientes com doença de Parkinson, especialmente aqueles que não são candidatos à cirurgia devido à idade ou outras condições de saúde. Com a continuação da pesquisa e o desenvolvimento de estudos maiores para corroborar os resultados preliminares, especialmente em termos de segurança do procedimento, o HIFU tem o potencial de transformar a abordagem terapêutica para a doença de Parkinson e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Para mais informações sobre o HIFU e seu papel no tratamento da doença de Parkinson, visite a Fundação de Ultrassom Focado e a Clínica Universidad de Navarra.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob