Subject-scaled.jpg

Agora que a semaglutida, a tirzepatida e outros medicamentos injetáveis criaram um mercado insaciável para os medicamentos que promovem perda ponderal, as empresas de biotecnologia e farmacêuticas estão avançando com apresentações orais, mais convenientes e adequadas à preferência dos pacientes.

Uma novidade particularmente intrigante é o ARD-101, criado pela Aardvark Therapeutics, sediada nos Estados Unidos. A Aardvark revelou em 09 de maio que está investindo US$ 85 milhões em novos financiamentos. A biofarmacêutica usará o dinheiro para concluir os ensaios clínicos com o ARD-101 para tratar a hiperfagia na síndrome de Prader-Willi, tanto para auxiliar os pacientes a reprimirem a fome implacável que caracteriza essa doença órfã, quanto como precursor para demonstrar o mecanismo de ação complementar do fármaco aos atuais tratamentos com agonistas do receptor do peptídeo 1 glucagonoide (GLP-1) para tratar a obesidade.

O ARD-101 oral é um receptor de sabor amargo (TAS2R) que medeia a fome, enquanto o agonistas do receptor de GLP-1 influencia principalmente o apetite, disse ao Medscape o médico e diretor-executivo da empresa, Dr. Tien Lee.

"Se você ama bolo de chocolate, por exemplo, seu apetite está te levando a comer isso. E se esse bolo de chocolate se transformasse magicamente em comida de cachorro, seu apetite provavelmente desapareceria imediatamente. Mas, se essa comida de cachorro fosse sua única fonte de alimento, com o tempo suficiente, a fome acabaria obrigando você a comê-la. É assim que [os tipos de medicamentos] são orientados diferencialmente."

Dr. Tien acrescentou: "A fome e o apetite não são mutuamente excludentes. Na verdade, são complementares e se somam um ao outro em termos de efeito terapêutico".

Agora que a empresa quebrou o sigilo, espere mais dados publicados e atualizações sobre estudos em andamento, acrescentou o diretor-executivo.

Veja quais são os outros medicamentos orais promissores:

 

Semaglutida oral

A apresentação em comprimido de 50 mg uma vez ao dia deste agonista do receptor de GLP-1 está entre as mais próximas da aprovação. Esta apresentação foi estudada para a perda ponderal em pessoas com sobrepeso ou obesidade no ensaio clínico OASIS 1 de fase 3a. Ao aplicar a estimativa da política de tratamento (definida como o efeito do tratamento independentemente da adesão), as pessoas que tomaram o comprimido obtiveram uma perda ponderal de 15,1% em 68 semanas, em comparação a uma redução de 2,4% com o placebo, e 84,9% obtiveram perda de peso de ≥ 5% versus 25,8% com placebo, segundo a fabricante Novo Nordisk.

Um porta-voz da empresa disse ao Medscape que, que, ao contrário do que dizem relatórios anteriores, o comprimido de 50 mg será submetido à aprovação regulatória após os resultados do OASIS 4, "quando teremos o conjunto completo de dados". O OASIS 4 está investigando a dose oral de 25 mg, e os resultados são esperados para este ano.

 
Fonte: Medscape
 
 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob