A maior rede de franquias do país apresenta um espaço que vai oferecer novas experiências de marca, elevando o status de encantamento do consumidor e storytelling dos produtos no Brasil
Imagine um espaço onde as histórias de alguns dos produtos da marca tenham voz, em que o consumidor possa viajar pelos países de origem das matérias-primas das suas fragrâncias favoritas. Uma loja toda pensada para estimular os sentidos, abusar da tecnologia e inovação, arrematada por um ciclo robusto de sustentabilidade, que vai desde aproveitamento de frascos usados para cenografia até o recebimento de qualquer embalagem de itens de beleza para reciclagem. Este é O Boticário Lab – uma loja absolutamente imersiva, que vai proporcionar uma jornada inesquecível aos seus consumidores. Prestigiando suas origens, O Boticário escolheu o Shopping Pátio Batel (Curitiba), para receber o novo conceito de ponto de venda que reúne o que há de mais moderno no varejo brasileiro, além de trazer novidades exclusivas para seus consumidores.
“Estamos realmente empenhados em ressignificar a experiência do consumidor em nossas lojas e O Boticário Lab é a materialização dessa intenção. A ideia é abastecer esse espaço único com muito storytelling dos segredinhos dos nossos produtos, oferecendo uma experiência personalizada da marca com os nossos consumidores”, conta André Farber, vice-presidente de Franquias do Grupo Boticário. O projeto, que leva a assinatura do escritório be.bo, de Bel Lobo e Bob Neri, abusa dos códigos de customização, exclusividade, experimentação e premiunização. Lá, os visitantes terão acesso a tecnologias utilizadas pela primeira vez no varejo de beleza, como realidade aumentada, espelho interativo de make, sistema omni channel, pick up store e pagamento com celular, além de outras ferramentas que serão implantadas para melhorar a experiência do público. A marca ainda selecionou cinco das suas melhores criações de perfumaria fina para lançar com exclusividade em O Boticário Lab. Somente lá os consumidores poderão encontrar cinco novas versões de sua perfumaria premium 214. São elas: 214 Rose Magnifique, com notas de Rosa da Bulgária, o 214 Black Vanilla, que combina rum cubano com vanilla de Madagascar, o 214 Wood & Ambar, com toque de âmbar e cedro do Líbano, 214 Spicy Wood, que combina madeira nobre e canela do Laos, e, para finalizar, 214 White Neroli, que leva a Mandarina Italiana e o Neroli da Tunísia. Outro grande lançamento, feito durante a inauguração, é The Blend, eau de parfum masculina upper premium que mescla especiarias, o calor do âmbar e a força do couro, trazendo o que há de mais elegante na alta perfumaria internacional somente para O Boticário Lab.
TOUR POR O BOTICÁRIO LAB
O Boticário, a maior rede de franquias de cosméticos do mundo, primeira marca a utilizar inteligência artificial perfumaria e pioneira no desenvolvimento de tecnologias como pele 3D e organs on chip, comemora 42 anos com a inauguração de uma das lojas de beleza mais tecnológicas do país.
Quem passar pelo piso L2 do Pátio Batel já notará uma fachada absolutamente instagramável, cheia de cenografia que fala da alquimia e dos segredinhos da marca, com destaque para um painel de LED de mais de 3 metros de altura. Com ajuda da tecnologia, membros do Clube Viva (fidelizados da marca) poderão ter um atendimento ainda mais surpreendente: totalmente personalizado e direcionado para suas preferências. Na área dedicada a Cuidados Pessoais, a história do processo exclusivo sobre a purificação das gotas de quinoa e seus benefícios para a pele dão o tom do universo de Nativa SPA. Logo depois, o visitante recebe diversas dicas do nosso expert em cabelos, Ricardo dos Anjos, enquanto faz uma análise microscópica dos seus fios e do couro cabelo para entender qual linha vai dar Match com seus fios. Na sequência do tour, o espelho interativo criado pelo laboratório de tecnologia do Grupo Boticário, numa verdadeira bancada de maquiadores profissionais instalada para a experimentação dos itens de Make B. – lá, os visitantes poderão acessar tutoriais de make, além de gravar seu próprio “antes e depois”. Na área de gifts, o que vale é a originalidade. Lá, o consumidor pode dar seus toques especiais ao presente selecionando a mensagem que vai na fita do presenteável, o tipo de embalagem e a mensagem do cartão. O fim da jornada, a área destinada à arte da perfumaria, conta os segredinhos de algumas das melhores fragrâncias da marca. Realidade aumentada e virtual transportam o consumidor para diversos países de onde O Boticário tira as melhores matérias-primas que seus perfumes carregam. Os segredinhos do processo de enfleurage (de Lily), da destilação do álcool vínico de Malbec e as preciosas combinações variadas de Botica 214 estarão reveladas nesse espaço.
Um dos grandes destaques é o ambiente destinado aos momentos importantes da marca, com a exposição de objetos originais do acervo. E os pequenos terão um espaço divertido e com planejamento montessoriano próximo às linhas disponíveis para a faixa etária.
SUSTENTABILIDADE
O Boticário Lab traz importantes ganhos em termos de sustentabilidade. O mobiliário modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo consideravelmente a produção de resíduos. Seu projeto prevê menos uso de acrílico e a otimização das necessidades de aço, alumínio e chapas de MDF. Toda a madeira utilizada na loja tem certificação FSC e a iluminação é feita 100% em LED, projetada de forma a criar um ambiente mais aconchegante com mais economia. A redução do consumo energético pode chegar a 20%, em média.
“Já avançamos muito ao longo dos últimos anos. Mas a busca por uma operação mais sustentável é constante. As lojas são o nosso principal ponto de contato com o consumidor. Por isso, elas têm um papel fundamental nesse processo, não apenas para a marca, mas para a mobilização da sociedade como um todo. Para nós, isso determina o papel do Boticário no mundo”, completa Farber.
Um exemplo prático dessa preocupação é o uso de vidro reciclado na confecção de itens que decoram O Boticário Lab. Essas peças decorativas fecham o ciclo do vidro, que é o resultado do recolhimento de frascos pós-consumo. Outro atributo na loja são as luminárias totalmente sustentáveis, produzidas com plástico vegetal, feito com bagaço da cana de açúcar, e plásticos pós-consumo coletados por meio do Boti Recicla.
Com exclusividade para este modelo, a marca lança também uma ecobag especial, criada a partir de material reciclado, que promete se transformar em objeto de desejo.
BOTI RECICLA
Presente também no Boticário Lab, o programa Boti Recicla é campanha permanente de logística reversa e reciclagem de O Boticário. Os coletores ficam presentes durante todo o ano nas lojas e os consumidores são incentivados a fazer o descarte sustentável das embalagens depois que o produto termina.
Todas as mais de 3.700 lojas da marca estão preparadas para direcionar esse resíduo para as quase 35 cooperativas homologadas, que fazem a seleção e a reciclagem dos materiais. Trata-se do maior programa de logística reversa em pontos de coleta do País.
Pelo programa, todas as embalagens vazias são recolhidas, descaracterizadas e encaminhadas para cooperativas de catadores e parceiros locais, que gerenciam os resíduos. A ação visa à redução dos impactos ambientais e envolve consumidores, franqueados, consultores, colaboradores e fornecedores.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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