Folha de S.Paulo
Jornalista: Artur Rodrigues
Foi anunciado nesta quarta (31) a antecipação da vacinação para pessoas com 68 anos sexta-feira (2). A vacinação para este público de 340 mil pessoas estava prevista para 5 de abril.
Atualmente, já foram vacinados quilombolas, profissionais da saúde e pessoas a partir de 69 anos. Para o dia 5 de abril, está prevista a vacinação de profissionais de segurança. Para o dia 12, será a vez de profissionais de educação a partir de 47 anos.
O Instituto Butantan entregou 3,4 milhões de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde. Até agora, 36,2 milhões de doses da vacina já foram entregues.
O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, informou que o estado tem 92,2% das UTIs ocupadas e a Grande São Paulo 91,8%.
O estado está há 15 dias na fase emergencial, com restrições até a serviços essenciais, há 15 dias. Segundo o centro de contingência, há uma desaceleração. A expectativa em cerca de uma semana haverá redução de pessoas nas UTIs e aumento na disponibilidade dos leitos.
“Temos 12.975 pacientes internados nas nossas unidades de terapia intensiva. Para se ter uma ideia, tínhamos agora na segunda-feira 12.945. Portanto, a ascensão, apesar de estar ocorrendo, vem num numerário menor do que aquilo que estávamos acompanhando nas últimas semanas, com centenas de novas admissões nas unidades”, disse.
Segundo Gorinchteyn, atualmente, o número de pacientes na UTI é o dobro do pico anterior da pandemia, em julho de 2020.
No comparativo com a última semana, houve um incremento de casos em 9,2% e de internações em 10%. Apesar disso, Gorinchteyn cita que houve desaceleração em relação às últimas semanas.
Atualmente, o estado tem 74.652 mortos por Covid.
Além disso, o Hospital das Clínicas ampliou o número de leitos para coronavírus, com 68 vagas de UTI e 75 de enfermaria. Com isso, a unidade chega a 628 leitos para o atendimento de casos graves de coronavírus.
Comentários