O médico que quer salvar 30 milhões de vidas até 2030

9849551670?profile=original

"Ninguém deveria morrer simplesmente porque mora longe de um médico", afirma Raj Panjabi

Época Negócios

O que é preciso para salvar milhões de vidas? Muitos diriam que a resposta gira em torno da cura do câncer ou da aids. Mas para Raj Panjabi, a resposta é mais simples: levar termômetros, sais de reidratação e testes para malária para comunidades que vivem afastadas.


Nascido na Libéria, ele fugiu da guerra civil no país com a família aos nove anos. Quando voltou, em 2002, como um estudante de medicina, encontrou uma nação que tinha apenas 51 médicos para seus então 4 milhões de habitantes.


Hoje, ele comanda a Last Mile Health. Fundada em 2007, a organização sem fins lucrativos leva atendimento básico de saúde às regiões mais afastadas do país, onde muitas famílias vivem a dias de distância do hospital mais próximo.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">

A iniciativa inspirou ninguém menos do que Bill Gates. Em seu blog pessoal, o empresário conta como se surpreendeu ao ver Raj Panjabi retirar, de uma mochila, o conjunto de itens básicos que ajuda tantas famílias: termômetro, medidor de pressão, fita métrica, sais de reidratação, medicamentos para pneumonia e kits para testar HIV e malária.

Mais do que oferecer os itens, o foco da organização está em levar atendimento até as pessoas que precisam. Para isso, a Last Mile Health treina, equipa e paga equipes de agentes comunitários de saúde. "Ninguém deveria morrer simplesmente porque mora longe de um médico", diz Raj Panjabi.

As pessoas que fazem esse trabalho, segundo o médico, muitas vezes concluíram apenas o ensino fundamental ou médio. Mas são treinadas e equipadas para prestar serviços básicos e de alto impacto. Hoje, 500 agentes atendem 280 mil pessoas em duas das cidades mais afastadas do país.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">

A Last Mile Health também tem trabalhado em um banco de dados que poderá ajudar a identificar as necessidades e tendências de saúde de cada região, além de uma plataforma de treinamento com vídeos e tutoriais sobre como realizar atendimentos básicos. Segundo Panjabi, o objetivo é criar “a maior armada de agentes comunitários de saúde que o mundo já viu”.

A meta principal da organização, por sua vez, é ainda mais ambiciosa: salvar 30 milhões de vidas até 2030.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob