Quando a pandemia teve início no Brasil, a Robert Half fez uma pesquisa com 240 profissionais e mapeamos que 41% deles estava usufruindo do home office pela primeira vez dentro da empresa na qual atuam.
Siga o DikaJob:
FaceBook - Instagram - LinkedIn - Telegram - Youtube
Isso quer dizer que, assim como muitos colaboradores estão tendo que se adaptar às pressas, muitos líderes também estão tendo que se adequar a esse novo momento. Em situações desafiadoras como a que estamos vivendo, minha percepção é de que o líder precisa colocar em prática duas habilidades:
Análise de dados
O Brasil de hoje não é o mesmo que iniciou o ano. É possível que as metas estabelecidas no início de 2020 já não façam mais sentido. Dessa forma, é importante que o líder vá em busca de dados de negócio para entender qual é a situação da organização e do mercado de atuação dentro do cenário da pandemia.
VEJA TAMBÉM:
- CONHEÇA A HISTÓRIA DO DIKAJOB
- NO MUNDO PÓS-COVID, A COMPETIÇÃO POR TALENTOS ALCANÇARÁ OUTRO NÍVEL
- BOEHRINGER BRASIL CONTRATA NOVO HEAD DE DIGITAL
- CEO DA MSD, KENNETH FRAZIER: GEORGE FLOYD ‘PODERIA SER EU’
- A “OPERAÇÃO DE GUERRA” DO RH DO EINSTEIN PARA LIDAR COM O CORONAVÍRUS
- HOME OFFICE: O TREINO PARA NÃO SER MAIS UM NA MULTIDÃO
Quais são os números da sua área? Qual é o impacto dela dentro da organização como um todo? O que esses dados dizem sobre o seu modelo de gestão? Quais metas precisam ser reestabelecidas? Quais processos podem ser otimizados? Onde estão as oportunidades de negócio? Como está o desempenho dos membros do time?
Em momentos como esse, todo dado tem capacidade de gerar ideias inovadoras. Vai se destacar o gestor que souber interpretá-los da melhor forma.
Relacionamento interpessoal
Principalmente em cenários desafiadores, o líder precisa estar próximo do time para manter ou elevar o engajamento dos colaboradores.
Então, cuide-se para manter-se emocionalmente saudável, demonstre sua real preocupação com os profissionais e evite dar opiniões carregadas de emoção ou de percepções pessoais.
Com a necessidade de distanciamento social, a tendência é que os profissionais fiquem um pouco inseguros. Isso exigirá que você demonstre proximidade e abertura para ouví-los, seja transparente na medida do possível, assuma verdadeiramente o comando da área e identifique a sua rede de apoio para quando precisar tomar decisões mais delicadas.
Não sei se essa é o primeiro grande desafio que você enfrenta na carreira profissional. Mas, possivelmente não será o último. O que posso te assegurar e me faz bem acreditar é que sempre temos a oportunidade de sair melhores dessas situações. Então, não desanime.
Comentários