Photograph by Giulia Marchi/Bloomberg
As ações da Novartis (NVS) foram trading down na quarta-feira, após a conclusão seu spinoff de olho-cuidado negócio Alcon (ALC), e analistas acreditam que o movimento é um bom presságio para as perspectivas futuras da Bausch Saúde (BHC).
A história por trás . A Novartis concluiu a cisão da Alcon na terça-feira, por meio de uma distribuição direta aos acionistas, cada um recebendo uma ação da Alcon para cada cinco ações da Novartis ou recibos depositários americanos de sua propriedade. A Alcon recebeu alguns analistas otimistas, com a Wells Fargo e a Morgan Stanley iniciando a cobertura das ações com a Buy ou as classificações equivalentes nos últimos dias. A Novartis, assim como muitas outras empresas de saúde e de outros lugares, queria separar a Alcon para que esse negócio de crescimento mais alto pudesse ser recompensado com um múltiplo mais alto, mais alinhado aos colegas da medtech.
O que há de novo . A Alcon, é claro, não é o único nome em oftalmologia. Segmento Bausch + Lomb da Bausch é a terceira maior empresa de cuidados de olho por vendas após Alcon e Johnson & Johnson ‘s Vision (JNJ). A Bausch, anteriormente Valeant Pharmaceuticals, tem visto muitos altos e baixos , mas as ações subiram mais de 40% desde o início do ano, e vários analistas acreditam que uma divisão da B + L da Alcon abriria ainda mais valor na empresa.
A analista da Mizuho , Irina Koffler, escreve que o spinoff da Alcon fornece uma estrutura valiosa para o valor B + L, um que mostra a vantagem inerente de uma separação dos negócios. Da mesma forma, Gregg Gilbert, da SunTrust Robinson Humphrey, concorda que a Alcon é uma "procuradora valiosa" e, embora não espere notícias iminentes, ele disse que "não ficaria surpreso se a administração explorasse as opções se não acreditasse no valor". do negócio está sendo realizado. ”
Olhando para a frente . O resultado de tudo isso? Bausch parece desvalorizado. A Koffler escreve que, atualmente, a B + L está negociando com um desconto significativo para a Alcon, como parte da Bausch. Embora não seja uma comparação perfeita entre maçãs, dado o tamanho maior da Alcon, a Koffler estima que a B + L ainda poderia buscar um múltiplo de 17 vezes se fosse autônoma. Gilbert concorda, escrevendo que Bausch "comercializa com um desconto significativo para empresas de tratamento oftalmológico".
Atualmente, as ações têm uma relação preço-lucro de pouco mais de 6 vezes. É claro que isso não é tão chocante quanto parece à primeira vista, dado que Bausch e, em sua versão anterior, Valeant, tiveram muitos problemas, desde preocupações com seu pipeline até o declínio do crescimento dos lucros.
Bausch caiu 0,3% para US $ 26,08 no final do dia de negociação na quarta-feira.
Escreva para Teresa Rivas em teresa.rivas@barrons.com
Comentários