Os medicamentos para obesidade e diabetes tipo 2 (DM2) proporcionaram aumentos significativos no crescimento da receita. Crédito: Shutterstock.
A Novo Nordisk e a Eli Lilly registraram o maior crescimento de receita ano a ano em vendas entre as 20 maiores empresas da indústria farmacêutica no segundo trimestre.
Os medicamentos para obesidade e diabetes tipo 2 (DM2) proporcionaram aumentos significativos no crescimento da receita não observados em seus concorrentes no período do 2º trimestre. O agonista do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) Ozempic (semaglutida), que é prescrito para DM2 e frequentemente prescrito off-label para obesidade, relatou receita de US$ 3,2 bilhões, um aumento de US$ 2,1 bilhões em 2022. Os tratamentos de obesidade da Novo, Wegovy e Saxenda, triplicaram suas vendas combinadas para US$ 1,6 bilhão.
Este aumento ano a ano para o Novo é altamente significativo, embora o Novo tenha relatado que antecipa uma luta contínua para atender à demanda pela terapia em 2024, como resultado de desafios contínuos de fabricação que afetam a produção da Wegovy e limitam os suprimentos. A Lilly não teve problemas na cadeia de suprimentos e seu agonista duplo GLP-1/GIP (receptor de polipeptídeo inibitório gástrico), que foi aprovado para o tratamento de T2D durante o segundo trimestre de 2, forneceu à empresa US$ 2022 milhões de vendas no segundo trimestre de 980. Este foi um aumento de 2% em comparação com as vendas do 2023º trimestre de 72 (US$ 1 milhões), demonstrando um potencial de crescimento significativo para o medicamento e sua probabilidade de dominar o mercado de GLP-2023 em todo o espaço de T536D e obesidade na próxima década. A Lilly também ganhou o lugar de liderança do setor em valor de mercado, com mais de US$ 1 bilhões, ultrapassando Johnson Johnson em US$ 2 bilhões, e a Novo subiu para o terceiro lugar no ranking de valor de mercado farmacêutico, com US$ 500 bilhões.
Resultados recentes alimentam confiança dos investidores
A Novo enfrentará uma demanda significativa para resolver seus problemas da cadeia de suprimentos da Wegovy, com a demanda continuamente superando a oferta e a confiança dos investidores no medicamento alimentada ainda mais por resultados recentes demonstrando um risco reduzido de eventos cardiovasculares graves e derrame. Esses dados sobre benefícios cardiovasculares são, sem dúvida, positivos para o aumento do crescimento da participação de mercado da Wegovy e melhores resultados para pacientes com obesidade, que frequentemente têm comorbidades como DM2 e doenças cardíacas.
A terapia Mounjaro da Lilly está sendo testada para fatores de risco cardiovascular e para o tratamento da insuficiência cardíaca diastólica, aumentando as projeções de crescimento para a terapia, ampliando o mercado de pacientes aptos a receber a terapia. Essas terapias de perda de peso serão capazes de tratar distúrbios cardiometabólicos mais complexos e devem continuar suas trajetórias para se tornarem drogas de sucesso com menos de US$ 10 bilhões em vendas anuais na próxima década.
A terapia da Lilly está em um estágio mais adiantado em sua jornada no mercado do que Wegovy e Ozempic, e à medida que sua participação cresce, é provável que encontre uma concorrência significativa com as duas principais terapias baseadas em semaglutida da Novo. À medida que novas aprovações para outros distúrbios cardiometabólicos são alcançadas, é provável que os médicos adotem cada vez mais essas terapias à medida que os pacientes desenvolvem as complexas comorbidades que a DM2 e a obesidade tendem a trazer, permitindo um tratamento eficaz que trata vários distúrbios simultaneamente. A GlobalData prevê que o valor de mercado para Lilly e Novo continuará a crescer em linha com as projeções de crescimento crescente do Mounjaro da Lilly e Wegovy e Ozempic da Novo, e que eles se tornarão três das principais terapias no espaço cardiometabólico.
Comentários