- Aproximadamente 80% dos pacientes tratados com Omvoh no estudo LUCENT-3 que alcançaram remissão clínica em um ano mantiveram remissão clínica e endoscópica a longo prazo, livre de corticosteróides
- Em quatro anos, quase todos os pacientes que alcançaram remissão clínica em um ano tiveram melhorias na urgência intestinal, um dos sintomas mais perturbadores para os pacientes
INDIANÁPOLIS, 7 de outubro de 2025 /PRNewswire/ -- Novos dados da Eli Lilly and Company (NYSE: LLY) mostraram que o Omvoh (mirikizumab-mrkz) é a primeira e única interleucina-23p19 (IL-23p19) a ajudar pacientes com colite ulcerativa (UC) moderada a gravemente ativa a alcançar resultados sustentados e de longo prazo ao longo de quatro anos. Os resultados foram observados em várias medidas sintomáticas, clínicas, endoscópicas, histológicas e de qualidade de vida, inclusive entre pacientes que haviam falhado anteriormente em uma terapia biológica ou avançada (27%). Esses dados são os resultados finais do estudo de extensão aberto LUCENT-3 Fase 3 e serão apresentados na Semana de Gastroenterologia Europeia Unida (UEG), que acontecerá de 4 a 7 de outubro em Berlim.1
"Ajudar as pessoas com colite ulcerativa a alcançar um controle abrangente da doença a longo prazo é um objetivo importante para os gastroenterologistas, pois permaneceu fora do alcance de muitos pacientes", disse Bruce Sands, MD, MS, Dr. Burrill B. Crohn Professor de Medicina e Chefe da Divisão de Gastroenterologia Dr. Henry D. Janowitz, Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai. "Essas descobertas de longo prazo reforçam o mirikizumabe como um biológico altamente eficaz para o tratamento da colite ulcerativa, mostrando remissão clínica, endoscópica e livre de esteróides sustentada ao longo de quatro anos e melhora na urgência intestinal, o que pode representar um fardo significativo na vida dos pacientes."
No LUCENT-3, os seguintes resultados foram observados após quatro anos de tratamento total entre aqueles que alcançaram remissão clínica com Omvoh em um ano no estudo de Fase 3 LUCENT-2:
- 78% alcançaram remissão clínica livre de corticosteroides
- 78% mantiveram a remissão clínica a longo prazo
- 81% sustentaram a remissão endoscópica, definida como um subescore endoscópico de 0 ou 1 (excluindo friabilidade)
- 90% alcançaram remissão no Questionário de Doença Inflamatória Intestinal (IBDQ)
- 66% alcançaram melhora histológico-endoscópica da mucosa, um importante marcador de resolução da inflamação profunda
- 93% alcançaram uma redução de 3 ou mais pontos na Escala de Avaliação Numérica de Urgência (UNRS)* e 74% alcançaram UNRS = 0 ou 11
*UNRS é a escala centrada no paciente de 0 a 10 que avalia a gravidade da urgência intestinal, sendo 0 nenhuma urgência intestinal e 10 a pior urgência intestinal possível.
Esses dados também foram avaliados usando uma imputação de não resposta modificada (mNRI), apresentada na seção Sobre o Programa de Ensaios Clínicos LUCENT abaixo.
Esses resultados se baseiam em resultados de longo prazo inéditos divulgados anteriormente para Omvoh na colite ulcerativa e na doença de Crohn.
O perfil de segurança a longo prazo em pacientes com colite ulcerativa ativa moderada a grave foi consistente com o perfil de segurança conhecido de Omvoh, sem novos sinais de segurança observados. Dos pacientes que completaram um ano de terapia de manutenção com Omvoh cego em LUCENT-2 e continuaram com LUCENT-3, 12% relataram um evento adverso grave, enquanto 7% interromperam o tratamento devido a um evento adverso.1
"Com esses resultados, o Omvoh continua a estabelecer um alto padrão como o primeiro e único IL-23p19 com evidências de eficácia sustentada e segurança consistente na colite ulcerativa ao longo de quatro anos", disse Mark Genovese, MD, vice-presidente sênior de desenvolvimento da Lilly Immunology. "A Lilly está moldando o futuro dos cuidados com a DII para tornar a vida melhor para os pacientes, redefinindo o que é possível em termos de controle abrangente da doença, duradouro e sem esteróides, incluindo remissão clínica e endo-histológica durável e alívio de sintomas perturbadores, como urgência intestinal."
Além dos estudos de UC em andamento, inclusive em pacientes pediátricos (NCT05784246), a Lilly está avançando nos estudos de combinação de mirikizumabe com o objetivo de fornecer eficácia de indução inovadora, mantendo a remissão e a segurança a longo prazo. Isso inclui estudos com eltrekibart (NCT06598943), um anticorpo monoclonal que tem como alvo a inflamação causada por neutrófilos, e com LY4268989 (MORF-057) (NCT07186101), um inibidor oral da integrina α4β7. A Lilly também está avançando em novas ciências para descobrir o potencial das incretinas em imunologia e iniciou os ensaios COMMIT-UC (NCT06937086) e COMMIT-CD (NCT06937099) avaliando o uso concomitante de mirikizumabe com uma terapia baseada em incretina.
O Omvoh recebeu aprovações regulatórias para o tratamento da colite ulcerativa moderada a gravemente ativa e da doença de Crohn moderada a gravemente ativa em adultos e foi aprovado em 44 países ao redor do mundo.
Divulgação: Dr. Sands é um consultor pago da Lilly. Ele não foi compensado por nenhum trabalho na mídia.
Fonte: Lilly
Comentários