Oncologia: maior área terapêutica em Cuidados Especiais

10993373060?profile=RESIZE_710x

Imagem de mcmurryjulie por Pixabay

 

by DikaJob

 

A Oncologia é o ramo da ciência que estuda as principais neoplasias, isto é, o crescimento de um tumor que pode ser benigno ou maligno. Sendo assim, a especialidade também estuda o desenvolvimento do câncer no organismo do ser humano e realiza o tratamento de acordo com o caso.

Devemos considerar que é uma área terapêutica que requer uma equipe multidisciplinar, composta por médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais. Todos trabalham em conjunto para promover e manter a qualidade de vida do paciente, e a Oncologia é a especialidade responsável pela coordenação da equipe.

Esta área terapêutica pode ser dividida em subespecialidades, como a Oncologia clínica, que utiliza tratamentos medicamentosos para os cuidados com os pacientes, a Oncologia cirúrgica, que realiza procedimentos invasivos para remover ou reduzir os tumores, e a Oncologia radioterápica, que emprega radiações ionizantes para destruir as células cancerígenas.

A Oncologia lidera o foco em pesquisas clínicas no mundo. Os dados são do Citeline, base global de estudos clínicos, que mostra que a área terapêutica representa 40% de todos os estudos clínicos iniciados no mundo entre 2016 e 2021. A Oncologia também é a área com maior número de medicamentos em desenvolvimento e aprovação pelas agências regulatórias.

A Oncologia é uma especialidade médica desafiadora e gratificante. Ela exige conhecimento técnico-científico atualizado, habilidade para lidar com situações complexas e delicadas e sensibilidade para acolher os pacientes e seus familiares. A Oncologia também oferece oportunidades de atuação em diferentes áreas da saúde e da pesquisa.

No Brasil a indústria farmacêutica tem buscado pesquisas nas áreas de especialidade e a área terapêutica da oncologia tem recebido um grande volume de investimentos, o segmento faturou acima de R$ 69 bilhões em 2022.

Os antineoplásicos - que buscam evitar ou inibir o crescimento de tumores - tem a maior fatia do mercado, representa 30% do share no Mercado Público e 70% no Mercado Privado, representando R$ 8,6 bilhões em vendas. Essa área terapêutica é uma das mais cresceram, com 26,7% de participação em valores, atrás dos antivirais sistêmicos (51,3%) e dos imunossupressores (33,4%)*.

O Adalimumabe que é indicado para artrite reumatoide, artrite psoriática, espondilite anquilosante, psoríase, artrite idiopática juvenil, doença de Crohn e retocolite ulcerativa é um dos com maior possibilidade de vendas. O Vedolizumabe, indicado para doença de Crohn e retocolite ulcerativa, também tem sido muito demandando.

 

*dados do site Panorama Farmacêutico

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob